Como mostrar a responsabilidade do dia a dia com a brincadeira


tarefas no dia a dia que a gente precisa ensinar aos filhos. E se podemos mostrar estas responsabilidades do dia a dia com a brincadeira, tudo fica mais fácil para elas compreenderem e para a gente ensinar.

Desde pequenos, meus filhos ajudam em casa, com atividades como colocar e tirar a mesa ou guardar seus brinquedos. Conforme eles crescem, eu me policio para lembrar que eles precisam aprender coisas básicas do dia a dia para aprenderem a se virar sem mim.

E com o Tempojunto eu aprendi que ter uma atitude brincante com eles é a melhor forma de ensiná-los sobre as responsabilidades do dia a dia.

Recentemente, eu reduzi a ajuda de empregada doméstica aqui em casa e aproveitei para apresentar novas tarefas da casa para as crianças. Dividi tudo entre eles, meu marido e eu. Tarefas simples, mas importantes de serem feitas quando estamos só nós em casa.

E como fazemos isso? Brincando! Às vezes, eu coloco uma música legal, que eles gostam e vamos dançando para arrumar as camas, ou retirar os lixos.

Detetive e ninja

Em outros momentos, inventamos uma história ninja e eles precisam colocar a mesa mais rápido do que eu tomo banho, por exemplo. Eu sou o vilão que não pode ver a mesa sendo posta.

Para separar roupas, colocar na máquina de lavar e depois estender, jogamos basquete ou brincamos de elefante colorido (roupas de cores iguais juntas e quem separar mais rápido vence).

E fazer compras, então? Temos uma missão secreta de descobrir os mantimentos nas prateleiras, encontrar as marcas que eu costumo usar e decidir entre os preços, aquele que for mais barato. Tarefa complexa, mas que eles vão tirando de letra e quando vemos, as compras foram feitas.

Já na feira ou sacolão, a brincadeira é de sentidos: cheiros, gostos, texturas diferentes. Eles amam! Quando eram pequenos, iam comigo no carrinho, testando tudo. Agora, eles já vão sozinhos e identificam pela cor e pelo cheiro se os alimentos estão maduros. Sem apertar!

Um passo adiante na autonomia

Meus filhos têm o privilégio de terem carona de carro para ir a quase todos os lugares. Entretanto, nem sempre será assim. Eles precisam ter autonomia para conhecer e aprender a usar os transportes públicos. O Pocoyo aprendeu a tomar ônibus sozinho.

E as meninas começaram a andar de metrô e de ônibus para entender como funciona, o que é preciso fazer e as diferenças.

Parece esquisito, né? Mas às vezes por conta da rotina que temos, esquecemos de preparar nossos filhos para situações da vida que eles não precisam passar normalmente.

Também moramos próximo da escola e das principais atividades extras deles, então andamos muito à pé. E vai mais brincadeira para ensinar a atravessar a rua com segurança, não pegar lixo do chão!

Então, minha dica de hoje é lembrar que a gente precisa ensinar nossos filhos a fazerem coisas que eles possam precisar um dia, mesmo que não seja a rotina deles. E ter uma atitude brincante e apresentar as responsabilidades do dia a dia com a brincadeira.

E a última dica é para você se inscrever na nossa Newsletter. Semanalmente um e-mail chega para você como nossas dicas de brincar e de desenvolvimento das crianças, além das novidades do Tempojunto. A inscrição é gratuita. Basta clicar.

+ Não existem comentários

Deixe sua opinião

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.