Como fazer tinta invisível com as crianças


Como a Patcamargo falou nesse post, qual criança não se encanta com um mistério de vez em quando? Caça ao tesouro, brincar de descobrir digitais e aprender como fazer tinta invisível fazem parte do grupo de sugestões de brincadeiras que entram nesta categoria misteriosa.

Como fazer tinta invisível

Por incrível que pareça, tem mais de um jeito. Um versão é com limão. No post Tinta Invisível para  brincar de mensagem secreta, você aprende que pode usar o limão como tinta. O suco de limão é invisível depois de seco, mas quando esquenta com o calor de um forno ou do secador, o suco reage com o oxigênio do ar e se torna marrom.

O mesmo princípio acontece quando você usa suco de cebola ou leite. A Gabi achou super curioso ver um desenho secreto e resolvemos fazer o teste usando o leite

Tinta mágica de leite

Para fazer este experimento você vai precisar de:

. papel sulfite
. leite
. pincel

Peça para a criança usar o leite e o pincel para pintar o papel. Pode fazer o desenho que ela quiser.

Deixe o leite secar e mostre para o seu filho que o desenho ficou invisível.

Aqueça o forno à 150oC e leve o papel ao forno por 10 minutos. O calor vai fazer o leite seco se tornar marrom e, como mágica, o desenho vai aparecer no papel.

Não é legal? A Gabi adorou essa “mágica”. E se você não quer perder nenhuma atividade destas, inscreva-se na nossa Newsletter e você receberá semanalmente nossas novidades!

 

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.