5 Dicas sobre como desenvolver a autonomia dos filhos com a brincadeira


Imagino que você gostaria que o seu filho fosse, no futuro, uma pessoa segura, independente, autoconfiante, certo? Isso tudo tem a ver com desenvolver a autonomia dos filhos.

Mas talvez você nem pense direito na sua atitude quando ele não consegue realizar determinada tarefa. Na maioria das vezes, querendo acertar, acabamos fazendo por eles. Resolvendo por eles e escolhendo por eles, tiramos a oportunidade de aprenderem.

Incentivar a autonomia dos filhos é uma etapa da educação das crianças que merece atenção.

Porque saber exatamente o momento em que as crianças já estão prontas para assumir qualquer atividade sozinhas requer observação, paciência e um desprendimento da nossa parte. Sem, entretanto, deixarmos de apoiar os filhos e ter responsabilidade sobre o que eles fazem.

Brincadeira como fonte de informação para desenvolver a autonomia dos filhos

Quando falamos de dicas para estimular a autonomia dos filhos, o primeiro passo é saber reconhecer em que momento eles estão prontos para assumir uma atividade.

E a brincadeira é um excelente momento para entendermos se já está na hora de deixar nossos filhos assumirem o controle de algumas tarefas e responsabilidades.

São quatro as dimensões de preparo para a autonomia que a gente pode observar no nosso filho. A motora, social, cognitiva e emocional. E com a brincadeira a criança dá sinais o tempo todo de que estão prontas para assumir mais desafios.

Deixe seu filho conduzir a brincadeira

“Nós não ‘damos’ autonomia a uma criança, nós vamos ensinando e deixando que ela tente resolver questões, situações e conflitos nos quais houve uma orientação prévia. Neste sentido, a escolha da criança não é autônoma, mas supervisionada por pais ou responsáveis”, explica a psicóloga Rita Calegari, do Hospital São Camilo (SP), em entrevista para a Revista Crescer.

Algumas dicas nos ajudam neste processo durante a brincadeira com seu filho, como, por exemplo, deixar que ele conduza a brincadeira. Ou dar tempo para que ele construa as estratégias para resolver os desafios que tem pela frente.

Outra forma de desenvolver a autonomia do seu filho, é trabalhar o brincar sozinho. Quando seu filho brinca sozinho, ele precisa lidar com várias situações. Desde saber lidar com um adulto longe, até criar as próprias soluções para as situações que a brincadeira vai trazer.

Ensine a brincar sozinho

No vídeo a gente fala mais sobre estimular a autonomia das crianças. Alem disso, dá 5 dicas para você criar com seu filho o hábito de brincar sozinho. (Ah! Quem assistir até o final, vai curtir cenas inéditas e hilárias depois dos créditos kkkk)

Ajudar a desenvolver a autonomia dos filhos é diferente de deixá-lo tomar decisões e fazer escolhas por conta própria. E brincando como ele você terá as bases para saber melhor os momentos do seu filho, que é único.

Se você está chegando aqui pela primeira vez, o Tempojunto existe para que pais e mães possam aproveitar o tempo que têm com os filhos com mais qualidade. Isso inclui desde saber como ele se desenvolve, até ter dicas práticas de como ter uma relação melhor com seu filho na primeira infância. Sempre por meio do brincar. E te convido a se inscrever na nossa newsletter, que é gratuita e semanal. Por e-mail, te enviamos dicas de brincadeiras para várias situações, além de outros temas como este aqui. Basta clicar.

2 Comments

Comente
  1. 1
    noeli carvas

    Oi !
    Adoro as suas dicas ! Parabéns !
    Porém não consigo me inscrever , sempre sai “errado”!!!
    Como proceder?

    Obrigada e um beijo,
    Noeli

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.