Como fazer um desenho do fundo do mar


Hoje vou usar o tema desenho do fundo do mar para sobre um jeito interessante de estimular a criatividade das crianças e diminuir a presença das telas na vida delas. Trata-se do conceito de propor um convite para criar.

O que é um convite para criar

Convite para criar é a tradução da expressão invitation to create que aprendi em alguns sites internacionais como o The Artful Parent. Trata-se de preparar um ambiente com materiais de artes para que a criança desenvolva uma ideia. Seria uma versão dos cantinhos, mas com foco em uma atividade dirigida. Já temos exemplo disso no post Mais um convite para estimular a criatividade dos pequenos.

Para a atividade de hoje, o convite para criar foi esse aqui:

O detalhe especial deste material que eu preparei foi o papel preto. Para que a Gabi pensasse em possibilidades, é importante que ela tenha referências. Esse é um dos motivos de eu adorar viajar e visitar museus com as meninas. E foi por isso que acrescentei no cantinho um cavalete com um livro de artes que mostrar como criar um fundo do mar usando papel preto.

A Gabi amou! E logo se deu conta de um segundo detalhe. Na paleta de tinta, eu deixei, de propósito, um espaço vazio entre as cores primárias. Ela logo percebeu que poderia juntar o azul e o amarelo para criar o verde.

Cores prontas, hora de criar!

Esse foi o resultado final da arte da Gabi.

Eu não sei quanto a você, mas eu adorei a produção dela. Até porque, como vivo falando, mas importante do que o resultado é o processo que a criança usa para brincar.

Curtiu este post? Você sabia que pode receber nossas dicas direto no seu e-mail? É só fazer parte da nossa lista. Além das ideias da semana, as novidades do Tempojunto chegam primeiro por lá. É só clicar e se inscrever.

 

4 Comments

Comente
    • 2
      Poliana Marques

      Olá, Leticia, obrigada pelo seu comentário. Na casa da Pat Camargo, por exemplo, tem alguns desenhos dos filhos dela na parede, como quadros. Fica lindo! Outras opções para você se inspirar estão neste post aqui. Apesar da Pat falar em material da escola, tem boas ideias que tem servem para guardar a arte dos nossos filhos. Espero que goste!

    • 4
      Poliana Marques

      Olá, obrigada pelo seu comentário. Esse pincel a Patricia Marinho comprou fora do Brasil, mas nas lojas de artesanato você pode procurar por Batedor Espuma Poliester. tem de vários tamanhos e, em geral, da marca Condor. Ah! Tem nas lojas online também. Obrigada!

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.