7 brincadeiras que vão transformar o momento de escovar os dentes das crianças


Você já reparou como dá trabalho ensinar para s crianças uma rotina nova? As rotinas do dia a dia, como aprender a comer com talheres, tomar banho, e escovar os dentes em geral são vistas como chatas.

Mas não precisam ser. Com as brincadeiras, qualquer rotina pode ser mais leve e divertida para seu filho. A MAM nos pediu para explicar como a rotina de escovar os dentes pode acontecer junto com a brincadeira.

Com nossa experiência de anos incluindo a brincadeira nas mais diversas situações com nossos filhos, mais os estudos em desenvolvimento infantil, percebemos como o brincar ajuda na rotina com os filhos. São momentos em que a atitude brincante faz sentido e transformam, por exemplo, o momento de escovar os dentes das crianças.

Esta parentalidade brincante nos deixa aproveitar este momento para ser um tempo junto com seu filho super gostoso. E aqueles poucos minutos que você tem com seu filho em casa, podem ser bem mais leves e agradáveis. Olha que alternativa mais legal, ein?

Construção no dia a dia

De cara, esqueça que você vai fazer uma coisa desagradável e incômoda. Que “tem que escovar os dentes”. Que será uma imposição, e que você vai ter que dar bronca para seu filho escovar os dentes. Porque se você já começa pensando assim, o seu mal humor vai contaminar seus filhos também.

Chegou a hora, então, de começar o processo de escovação dos dentes do seu filho.

E ele vai perceber este momento como um momento divertido de brincadeira e assim criar o hábito de escovar os dentes.

Viu que falei hábito? Qualquer hábito se constroi no dia a dia. Com constância e paciência. Especialmente quando é algo que precisa ser aprendido, que não acontece tão naturalmente quanto andar por exemplo.

Por isso, comece cedo e vá criando uma rotina com seu filho. Escolha um horário em que vocês tenham tempo para escovar os dentes juntos. Sem pressa. Se o tempo é curto de manhã, deixe para usar nossas dicas de brincar à noite. Ou vice-versa, conforme a rotina da sua casa.

Sem monstros ou dentistas sádicos

Criar o monstro das cáries, falar dos bichinhos que vão ficar andando nos dentes não é a melhor forma de seu filho gostar de escovar os dentes. Nem passar a “bucha” para o dentista, mostrando que o dentista é um cara que vai brigar se não escovar os dentes. Ambas são receitas para insucesso.

Mais um alerta para você: crie um ambiente seguro para que seu filho fique no banheiro. Sem improvisos, como ficar no seu colo ou sobre o vaso sanitário para alcançar a pia. Um banquinho seguro já resolve o problema. Há crianças que acabam não gostando de escovar os dentes porque têm medo de cair ou ficam desconfortáveis para alcançar a pia, a pasta de dentes e a escova.

Bóra brincar?

A gente trouxe 7 dicas de brincadeiras que você pode colocar hoje mesmo na rotina de escovar os dentes dos seus pequenos, desde o início da escovação.

1. Crie uma história

Quando ajudamos nossos filhos a criar elementos de fantasia em torno da escovação dos dentes, o processo fica mais divertido e atraente. Inventem um personagem, e comentem alguma coisa que aconteceu no dia; crie uma voz carinhosa e divertida para ele. E todo momento de escovação ganha um novo capítulo na história.

2. Deixe seu filho explorar

Toda criança é um pequeno curioso cientista. Compre uma escova divertida e dê tempo durante o momento da escovação para que ele possa explorar a escova. A textura, as cores, os diferentes formatos. Passe a escova na pele da mão dele, faça cócegas na gengiva e no céu da boca com a escova, para que outras sensações despertem neste momento.

3. Invente uma música

“Escovando os dentes, escovando os dentes, escovando os dentes, tchu-tchu-ru-bi-ru”. Aproveite esta letra e coloque seu ritmo preferido nela. Cante junto com seu filho enquanto estiverem na escovação. A música desperta a alegria do momento e a escovação passa de “coisa chata” para “quero mais!”.

4. Deixe seu filho escovar seu dente

Vamos brincar de dentista? Mesmo que seu filho não tenha ainda visitado este profissional, deixe que ele explore a sua boca. Quantos dentes você tem, a cor do dente, o tamanho, o céu da boca e a língua.

A criança pode não conseguir enxergar direito a boca dela, então, vai amar explorar a sua. E aproveite e deixe de vez em quando que ela escove seus dentes. Isto trará segurança e a sensação de importância do momento.

Imitação para saber o que fazer

5. Escove o dente de um brinquedo

Da mesma forma que seu filho pode escovar seu dente, ele também pode ser o responsável por escovar o dente de um brinquedo. Lembre-se de levá-lo na hora da escovação para que seu filho perceba que é um hábito bom para todos.

Outra dica é aproveitar a imaginação das crianças e deixar na pia uma escova só para o brinquedo preferido. Como todo mundo sabe que os brinquedos ganham vida quando não estamos olhando, certamente o brinquedo preferido do seu filho vai escovar os dentes quando o banheiro estiver vazio.

6. Competição escova-escova

O objetivo aqui não é fazer correndo.

Mas aquele dia em que vocês comeram chocolate e os dentes ficaram claramente sujos é o momento certo para uma competição de quem deixa os dentes mais limpos no final.

Para garantir, os competidores precisam mostrar o fundo dos dentes e a língua também!

7. Seu mestre mandou

Conhece a brincadeira do Mestre Mandou? Em alguns lugares também é chamada de O Mestre Diz ou Simão Diz.

Deixe que seu filho seja o mestre primeiro. Ele precisa dizer o que fazer com a escova de dentes. Mas também precisa fazer para te mostrar como é. E você o imita.

Então, invertem-se os papéis, e você é o Mestre Mandou. Não se fixe somente nas etapas da escovação nesta hora. Seja criativo e surpreenda seu filho com “O Mestre Mandou fazer uma careta no espelho” ou “O Mestre mandou passar a mão na barriga e escovar a língua ao mesmo tempo”. Além de ampliar a brincadeira, você mostra a seu filho que a brincadeira existe no momento da escovação e não só para fazê-lo escovar os dentes.

Autonomia para escovar os dentes

Sempre que possível, deixe seu filho se envolver com o processo de escovar os dentes: abrir o tubo, colocar a pasta, lavar a escova. E, conforme ele for ganhando autonomia, deixe que ele escove e você só dá um retoque no final.

Durante toda a primeira infância, é o momento em que seus filhos irão adquirindo este bom hábito até conseguirem fazer sozinhos. A gente sabe que ensinar um hábito como escovar os dentes exige paciência e criatividade. Mas pense que para a criança, aos poucos, é uma conquista da sua autonomia. Valorize cada etapa.

Se você quer mais dicas de brincadeiras para a rotina do seu dia a dia com seu filho, faça parte da nossa Newsletter. Ela é gratuita e você recebe semanalmente nosso e-mail com brincadeiras e informações sobre o desenvolvimento das crianças. Basta clicar.

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.