Brincadeira de lançamento para estimular as crianças


A brincadeira de lançamento que vou mostrar hoje é um exemplo claro do que acontece quando a gente entende que brincando a criança desenvolve várias habilidades. E que se você deixar a criança liderar a brincadeira, ela é capaz de encontrar soluções incríveis!

Um dia, eu estava brincando no play do meu prédio com a Gabi e outras crianças quando a bola ficou presa no alto de uma mureta. Enquanto os adultos pensavam em chamar o zelador e pedir uma escada para que pudéssemos pegar a bola, a Gabi pediu licença e saiu de perto de mim.

Poucos minutos depois ela voltou com um outro brinquedo na mão dizendo que ia lançar aquele brinquedo para derrubar a bola. Olhei para ela com cara de espanto. Como assim ela tinha conseguido chegar nessa solução?

Pois bem, a ideia do arremesso de um objeto para derrubar o outro foi um sucesso e virou uma ótima brincadeira de lançamento!

Usar um objeto para derrubar outro

A brincadeira consiste em colocar algum objeto que seja leve o suficiente para ser derrubado com a força de uma criança, mas pesado o suficiente para ficar parado no lugar e não sair voando. No nosso caso, escolhemos usar o dado de espuma como alvo. E a primeira coisa que a Gabi pegou para lançar e tentar derrubar o cubo foi uma mamão de plástico.

Logo das primeiras tentativas, a Gabi teve um aprendizado. Com o mamão de plástico ela não conseguia derrubar o dado. Ela raciocinou que deveria tentar lançar um outro objeto. A próxima tentativa foi com o chinelo de borracha.

Deu certo!

Gabi continuou liderando a brincadeira e não parou por aí.

Primeiro ela tratou de aumentar a sua distância em relação ao objeto, o que tornou o lançamento mais difícil.

Sucesso de novo!

Hora de incrementar ainda mais e colocar dois alvos, um em cima do outro.

Foram muitas tentativas (olha aí a brincadeira ajudando a desenvolver  persistência), mas ela conseguiu!

Se você gostou da sugestão de hoje é que outras dicas de brincadeiras para ter sempre a mão, experimente baixar a nossa lista de 30 brincadeiras para tirar as crianças das telas (LINK).

Aproveita e dá uma olhada também no Pinterest do Tempojunto. Tem um monte de pastas bacanas por lá.

1 comment

Comente

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.