Brinquedo de papelão: como fazer um notebook


A dica de hoje é fazer um brinquedo de papelão super diferente e divertido: um notebook onde a criança pode desenhar de verdade. É uma ótima maneira de incentivar a brincadeira de imaginação, sem falar em todo aprendizado que tem por trás do desenvolvimento de um projeto como esse. Sim, porque estamos falando de um brinquedo que vai dar um trabalhinho na hora de fazer. Mas prometo que compensa.

Como fazer um notebook de papelão

Se você está chegando no site agora, precisa saber que a gente AMA a versatilidade do papelão. Dá para fazer tanta coisa legal! Dá uma olhada neste post que tem 25 brincadeiras para fazer com caixa de papelão.

Mas o brinquedo de papelão de hoje é um especial. A Gabi amou fazer e vai durar um tempão aqui em casa. Sabe por que? Como eu trabalho em casa, a Gabi vive me vendo no computador. Ela olha para o meu note e fica louca para ter um também. Não porque ela precisa realmente de um computador, mas para poder me imitar. Por isso, quando eu vi a referência do notebook de papelão no Pinterest, não tive dúvidas em me programar para fazer.

Para fazer o seu notebook de papelão, você vai precisar de:

. Papelão
. Estilete
. Tesoura
. Canetinhas preta e dourada (ou prateada)
. Cola
. Fita adesiva
. Giz branco
. Papel adesivo preto ou tinta para lousa

Para fazer o computador de papelão, eu e a Gabi nos dividimos. Ela ficou com a parte das teclas e eu fiz o resto. Quando digo que ela ficou as teclas, quero dizer literalmente. Ela fez tudo. Só precisou de ajuda para cortar o papelão, porque é difícil mesmo até para mim.

Com a ajuda da régua e de uma canetinha, a Gabi riscou as linhas para fazer as teclas. Repare que elas não ficam do mesmo tamanho. Tudo bem! Não é hora de ficar corrigindo ou de “mostrar o jeito certo” de fazer. Para a Gabi, as teclas estavam ótimas assim, com o prazer adicional de ter sido feita por ela, sem ajuda.

Cortados os quadrados que seriam as teclas, ela pintou cada uma de preto e depois escreveu, com cuidado, todas as letras do alfabeto.

E todos os numerais de 0 a 9

Enquanto isso eu fiz dois retângulos com o papel adesivo preto, um grande e um pequeno. O primeiro para ser a base do teclado, e o segundo o mouse pad. Colei os dois em um pedaço de papelão de 21 x 29,7 cm A Gabi arrumou as letras e numerais do jeito dela.

Hora de colar as teclas.

Em um segundo papelão de 21 x 29,7cm, colei mais um retângulo de papel adesivo preto para fazer a tela do notebook.

O bom de usar o papel adesivo preto, ou a tinta de lousa, é que a criança pode desenhar com giz e apagar quantas vezes quiser! Para finalizar o notebook, eu encapei o lado de fora com o papel adesivo preto.

E assim ficou pronto nosso super brinquedo de papelão: um notebook.

Viu como ficou lindo? E de quebra a Gabi desenvolveu a criatividade, a coordenação motora fina, raciocínio lógico, paciência, foco e sem falar no desenho e organização das letras e dos números!

Se você gostou desse post e quer mais dicas de atividades para fazer com as crianças, baixe no nosso PDF gratuito 10 jogos e brincadeiras de gincana  para curtir com as crianças.

 

 

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.