Unir a brincadeira e a tecnologia com o stopmotion


É possível unir a brincadeira e a tecnologia, aproveitando o melhor de cada um ao brincar com seu filho. A dica de hoje é usar a técnica do stopmotion.

Explicando, o stopmotion é uma técnica que usa várias fotos, tiradas de uma mesma situação, com minúsculas diferenças entre elas. Ao colocar todas juntas em alta velocidade, temos um filme de animação.

Os filmes a partir de massinha ou dobraduras de papel, por exemplo, seguem esta técnica. Aqui no Tempojunto, entrevistamos já a Bianca Mol, que usa o stopmotion no seu trabalho. Ela, por exemplo, gosta de unir a brincadeira e a tecnologia nas escolas, com as crianças.

Bianca Mol usa a brincadeira e a tecnologia com as crianças

Bianca Mol com as crianças na escola

Stopmotion feito em casa

Em casa, a brincadeira encantou a minha filha do meio, a Cururca. Eu expliquei a ela o que era e disse que a gente precisaria fazer várias fotos de uma imagem.

Então, fomos buscar bonequinhos pequenos, para brincar. Ela escolheu quatro personagens, que iria dividir em dois filmes.

Em seguida, ela pensou na cena e qual seria a ação. Se você gosta de entender em detalhes como a brincadeira propicia o desenvolvimento das habilidades das crianças, só neste processo inicial, a Cururca trabalhou com tomada de decisão, elaboração de narrativa e criatividade.

Depois, ela começou a fotografar. Mudando um pouco de cada vez, os gestos dos bonecos, até completar a cena da menina subindo no cavalo. Olha só:

Para unir a brincadeira e a tecnologia basta interagir

Durante toda nossa brincadeira, mais do que ensinar o stopmotion, meu papel foi de interagir com minha filha. Mesmo quando estávamos juntas no celular usando o aplicativo para montar o filminho. Este é um ponto importante da boa relação das crianças com a tecnologia: promover a interação entre a gente e nossos filhos usando a tecnologia como ferramenta.

Para montar o filme, eu usei um app de celular chamado Stop Motion Studio. Mas há vários que você pode escolher.

Olha só como ficou nosso videozinho.

A gente fez também com a menininha e o cachorro:

Fofo, né?

Outras formas de brincar com a tecnologia

Por isso, se você também curte tecnologia, vai gostar de conhecer nossas outras sugestões de brincadeiras que envolvem as telas, celulares, games e promovem a interação com seus filhos. O link está aqui.

Agora, se você prefere, nós também temos 30 brincadeiras pensadas justamente para tirar seus filhos da tela. É só baixar aqui:

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.