Como criar uma história: atividade para crianças


Como criar uma história usando carimbos é a atividade que eu escolhi para mostrar para vocês como podemos ajudar, e muito, o processo de desenvolvimento da linguagem e alfabetização das crianças, sem necessariamente nos preocuparmos em fazer a criança aprender as letrinhas.

A alfabetização é um marco muito importante para o desenvolvimento infantil. Afinal, o acesso à palavra escrita representa um mar de possibilidades. No entanto, muitos pais acreditam que o passo mais importante nessa direção é fazer a criança conhecer o alfabeto. Quanto antes aprender a “fazer as letrinhas” melhor. E isso não é verdade.

Nunca vou me esquecer de uma palestra da educadora Debora Vaz que falou o seguinte sobre a alfabetização: “É muito mais fácil para a escola ensinar para a criança como fazer as letras e aprender a escrever, mesmo que isso demore mais para alguns do que para outros, do que ensinar repertório para as crianças. Isso é uma coisa que elas trazem da vida, das experiências proporcionadas pelos pais”

Os pais são os primeiros professores dos filhos

O cérebro da criança não nasce pronto. Ele se desenvolve a partir do afeto e das experiências proporcionadas pelos adultos (pai, mãe ou qualquer outro cuidador). A grande fonte dessas experiências são as brincadeiras. Os pais ensinam quando brincam junto.

Aqui no Tempojunto, a gente fala muito sobre atividades para desenvolver a linguagem. Também temos uma pasta no Pinterest só sobre isso.

Um exemplo é o de mostrar a criança como criar uma história usando diferentes recursos, como desenhar.

A atividade de hoje é mais um exemplo dessa linha de incentivar a criança a criar suas próprias histórias. Desta vez, o que eu fiz para incentivar a Gabi foi apresentar uma folha de papel e vários carimbos e almofadas de tinta.

A Gbai não pensou duas vezes e começou a contar a história do passarinho que era amigo da borboleta e moravam no jardim de uma casinha.

Ela passou um bom tempo escolhendo peças e carimbando para preencher o seu enredo.

Essa capacidade de juntar elementos para construir uma narrativa coerente é uma habilidade importante para os futuros leitores e escritores que queremos que nossos filhos sejam. Quanto mais oportunidades eles tiverem de brincar e criar suas próprias histórias, num super exercício de criatividade e imaginação, melhor!

Antes de terminar o post, queria dar uma outra dica para estimular a criatividade e a linguagem. Experimente pedir para criança inventar a sua própria história em quadrinho. Para isso, dê para ela uma cópia do template gratuito de histórias em quadrinhos que temos aqui no Tempojunto. Basta clicar na imagem para pedir o seu PDF.

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.