Jogos para aprender o alfabeto: caça-letras!


Eu resolvi falar sobre jogos para aprender o alfabeto porque a ciência já comprovou que a brincadeira é uma ferramenta poderosa para promover a aprendizagem. E mais do que isso, que a alfabetização não acontece de uma hora para a outra, quando a criança entra na escola, mas sim com todo convívio com a linguagem que a criança tem desde que nasce. Ou seja, ela não aprende de repente, mas sim a partir de muitas experiências de alfabetização, explícitas ou não, que preparam a criança para se tornar um leitor.

Esse processo de alfabetizar passa pela conquista de algumas habilidades:

1. Ter vocabulário
2. Ser capaz de narrar histórias
3. Entender que as palavras são formadas por sons distintos
4. Decifrar o código da escrita

O último item tem a ver com a capacidade de reconhecer as letras, fazer o traçado, juntar em fonemas até conseguir ler e escrever.

A escola tem um papel fundamental, principalmente nos itens 3 e 4. Mas nós, pais, podemos contribuir quando percebemos o interesse das crianças pelas letras e fazemos brincadeiras e jogos para estimular o interesse.

Quando se trata de aprender o alfabeto de um jeito divertido, nós já temos vários posts sobre o assunto. Pensando especificamente em em jogos para aprender o alfabeto, temos 2:

. Como ensinar a ler brincando com pratos e copos
. Chute a letra

O jogo que vou ensinar hoje é uma variação do caça-palavras. Chama-se caça-letras

Vamos brincar de caças as letras?

Para brincar, você vai precisar de papel, lápis e canetinhas. Aqui em casa, eu tenho uma parede de lousa, então aproveitei para usá-la.

O primeiro passo é montar uma sequência de linhas e colunas com letras do alfabeto, formando um grid igual ao dos jogos de caça-palavras. Algumas letras você vai repetir mais, outras menos.

Em seguida, você pede para escolher uma letra. No caso, a primeira que a Gabi escolheu foi o G do nome dela:

A atividade consiste e procurar a letra escolhida e marcar todas as vezes em que ela aparece.

A cada letra, a criança usa uma cor na hora de marcar. Aqui tivemos a busca pelo L, R, G, B

Quer mais dicas, siga o nosso quadro no Pinterest

Se você gostou do assunto e quer mais dicas de brincadeiras pra desenvolver a linguagem escrita, siga o nosso quadro “Brincar com Linguagem”, no Pinterest.

Espero que estas dicas de brincadeiras ajudem no seu dia a dia com seus filhos. E se você gostou e não quer perder nenhuma novidade, faça parte do nosso grupo da newsletter. É gratuito e você recebe nossas atualizações semanalmente em seu e-mail.

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.