O jogo da moeda no copo para estimular a coordenação visomotora das crianças


Engana-se quem pensa que só crianças abaixo de 6 anos treinam coordenação motora ou coordenação visual. Os grandinhos e até nós adultos também podemos exercitar estas habilidades com uma brincadeira como este jogo da moeda no copo.

Eu aprendi este jogo com o educador físico da escola dos meus filhos, o Heder Miranda, e achei muito desafiadora. Na verdade, eu pensei que tiraria de letra e daria um “banho” nos meus filhos (que hoje estão com 10, 9 e 8 anos). Mas, qual o quê.

Ao contrário, precisei eu também de muito foco para acertar o jogo. Mas deixa que explicar como brincar.

Pontaria para acertar a moeda no copo

Para jogar, separe um copo de papel, plástico ou acrílico. Não use vidro. E algumas moedas de qualquer tamanho.

Inclusive, quanto maior a moeda, mais fácil o jogo.

Coloque o copo numa superfície plana, com algum espaço. Como o chão ou uma mesa. Na primeira etapa do jogo da moeda no copo, você precisa fazer a moeda girar em pé. Começou aí meu desafio. Quem disse que eu sei girar a moeda? Foi o Pocoyo, meu mais velho, quem me ensinou a segurá-la de lado e soltar rapidamente.

Em seguida, com a moeda girando, você precisa apanhá-la, usando somente os dois polegares. Como eu fiz na foto.

Coordenação visomotora

Sem mover as mãos do lugar, tente impulsionar os dedões para lançar a moeda no copo. Simples, certo? #sqn. Para acertar a moeda no copo você precisa ter coordenação, calcular a distância do copo, velocidade e força antes de fazer seu lançamento.

Quem disse que brincar não envolve física, ein? E tudo de um jeito super divertido, que nem você nem seu filho vão perceber o quanto estão exercitando o raciocínio, tentativa e erro e coordenação visomotora.

Olha só eu brincando.

No link abaixo, você acessa outras brincadeiras legais como esta para fazer em casa com os filhos.

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.