O que cai primeiro no chão: experimento de ciências


Você já fez o experimento de jogar dois objetos do alto para ver o que cai primeiro no chão? Se você soltar uma pedra e uma pena da mesma altura, qual cai mais rápido? A gente fala muito de experimentos e de jeitos divertidos de aprender ciências aqui no Tempojunto. Hoje tem uma atividade que testa as leis da física!

As Leis da Física

Galileu Galilei criou a teoria, batizada de Lei dos Corpos em Queda, que “todos os corpos caem com aceleração constante, uma vez que o efeito da aceleração gravitacional à mesma altura, é igual.”  Ou seja: segundo essa lei, “dois objetos soltos ao mesmo tempo, da mesma altura, chegam no chão juntos, por que a lei da gravidade é a mesma para todos”.

Na verdade, essa Lei, que foi revisada por Isaac Newton e Albert Einstein, fala de uma situação que acontece no vácuo, num ambiente sem gravidade.

Na nossa casa, por causa da resistência do ar, como a densidade dos corpos é diferente, o objeto que tiver menor densidade e oferecer menos resistência vai atingir o chão primeiro.

Mas porque estou falando isso tudo? Porque para as crianças pequenas, o desafio de saber o que cai primeiro no chão é muito divertido!

O dia em que a Gabi experimentou a Lei dos Corpos em Queda

A brincadeira aqui começou sem querer. Eu adoro quando isso acontece porque é uma mostra da noção de que cada criança nasceu para ser um cientista para explorar o mundo e desenvolver habilidades a partir dessa exploração.

Gabi, de seis anos, estava brincando um uma bexiga quando percebeu que ela caia lentamente no chão. E se fez uma pergunta: o que cai mais rápido que uma bexiga no chão? Eu adorei a pergunta e fiz a sugestão de pegarmos diferentes objetos para fazer o experimento.

Nossa lista ficou assim:
. Gibi
. Palito de madeira
. Pena
. Pompom
. Pedaço de EVA
. Pedaço de barbante

Qual é a melhor maneira de testar uma teoria? Experimentando! Gabi subiu na cadeira, escolheu duplas de objetos e começou a testar. Sendo que um dos objetos era a bexiga.

Todas as duplas foram testadas. A maior surpresa é que até no caso da pena, quem demorou mais para chegar no chão foi a bexiga.

O melhor deste experimento de ver o que cai primeiro no chão é que é fácil e rápido de fazer. Você brinca com seu filho mesmo que e ele só tenha 10 minutinhos!

Para quem curtiu essa ideia, experimente baixar o nosso PDF gratuito de Pegadinhas de Raciocínio para crianças! Garanto que vão fazer sucesso também.

 

1 comment

Comente

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.