Desenhar para estimular a imaginação das crianças


Essa dica de desenhar para estimular a imaginação das crianças saiu de um livro que eu adoro: Fabriqueta de Ideias, da Katia Canton.  Já fiz um monte de atividades de lá, como o desafio de fazer a criança desenhar de um jeito que ela não está acostumada.  Como estamos na Semana Mundial do Brincar e o tema este ano tem tudo a ver com Imaginação e Criatividade, ache que esta atividade simples e divertida era uma boa dica.

O Brincar entre o Céu e a Terra

Para quem não conhece a Semana Mundial do Brincar, trata-se de um evento organizado pela Aliança pela Infância, que tem por objetivo conscientizar a população e os formadores de opinião sobre a importância do brincar e promover ações que coloquem às crianças brincando. Este ano, por conta da pandemia da Covid-19, o evento será diferente. Ao invés de estimular atividades que acontecem ao ar livre e em espaços públicos, vamos pensar no “Brincar entre o Céu e a Terra” que acontece dentro de casa.

Estamos todos preocupados com a vida dos pequenos dentro de casa, não é mesmo? Como manter a aprendizagem, como lidar com a agitação. como manter a saúde mental. Tudo isso são questões presentes neste momento.

Pois você sabia que estimular o “Brincar entre o Céu e a Terra”, ou seja, dar asas à imaginação das crianças é uma das melhores coisas que podemos fazer para desenvolver os nossos filhos?

Brincar de desenhar pode parecer uma maneira de simplesmente distrair às crianças, quando na verdade o desenho é uma forma linda de expressão que ajuda às crianças a expressar seus sentimentos e entendimento de mundo, principalmente quando são pequenas.

E estimular essa atividade não precisa ser complicado. Mesmo os pais que acham que não sabem brincar, podem dar um empurrãozinho na  imaginação das crianças quando apresentam propostas como a de hoje.

Bicho de quê?

No livro Fabriqueta de Ideias, a autora Kátia Canton propõe uma atividade perfeita para estimular a imaginação das crianças chamada Bicho de Quê?

” Você já reparou em quantos nomes compostos existem com a palavra “bicho?” Pois é. Há muitos… E vários deles são expressões populares, que querem dizer outras coisas (e não o nome de um bicho propriamente dito).

Bicho do mato – aquelas pessoas que são meio antissociais e não gostam de conhecer pessoas novas.

Bicho de 7 cabeças – alguma coisa muito difícil

Bicho-Papão – que dá medo nas crianças”

Pare e pense que outros “tipos de bicho” você conhece. A atividade consiste em apresentar as expressões para as crianças e pedir que ela faça um desenho que represente este bicho.

Aqui, a Gabi fez o Bicho de 7 cabeças. Repare nas diferentes expressões de cada cabeça!

Já eu fiz um Bicho Papão!

A criança também pode inventar o seu próprio bicho. O legal desta dica de atividade de desenhar para estimular a imaginação das crianças é dedicar um tempo depois da atividade para que todos falem dos seus desenhos.

Para você se preparar e poder pensar em outras atividades para oferecer para as crianças, como está o seu armário de materiais? Se você está na dúvida sobre ter os materiais adequados, baixe o nosso PDF gratuito com a Lista de Material que vocês deveriam ter em casa para estimular a imaginação das crianças.

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.