Semana Mundial do Brincar: como incentivar a imaginação ajuda a brincar dentro de casa


Mais um ano de Semana Mundial do Brincar (SMB) e desta vez com um desafio novo: como falar de brincadeiras neste momento em que estamos vivendo momentos de incertezas, com nossos filhos em casa por um longo período? Pois eu vejo justamente o contrário. O brincar é a melhor forma de deixarmos este momento mais leve para as crianças.

Além de ser mais leve também para nós, adultos. A brincadeira renova, alegra, nos faz mais leves. Sempre no Tempojunto falamos da Atitude Brincante. Ela é muito mais para nós, que para nossos filhos.

Posso dizer mais ainda. A brincadeira pode acontecer em qualquer lugar para as crianças. Claro que é ótimo quando há também muito espaço livre. Entretanto, é possível brincar também dentro de casa. É possível brincar em espaços pequenos. A brincadeira não tem limites.

Semana Mundial do Brincar expande limites internos

Ao contrário, a brincadeira expande os nossos limites. Por meio da imaginação. Daí que o tema de 2020 da Semana Mundial do Brincar é perfeito: Tendo como tema “Brincar entre o céu e a terra”, a SMB chama atenção para a importância de cultivar a imaginação e estimular o devaneio da criança, para que ela possa ser e estar no mundo com criatividade e singularidade.

“Mas poder imaginar e brincar vai ajudá-la (a criança) a organizar o que está acontecendo ao mesmo tempo em que dialoga com o mundo e com os acontecimentos”, explicou em uma entrevista para a Semana Mundial do Brincar, a coordenadora da Aliança Pela Infância (que promove a SMB no Brasil), Letícia Zero.

Este diálogo com o mundo ajuda nossos filhos a processarem este momento de pandemia.

Nesta Semana Mundial do Brincar, começamos com uma brincadeira ótima de imaginação com desenhos dos “nossos bichos”. \

Imaginar para estimular a criatividade

Duas palavras que se interconectam muito bem: imaginação e criatividade. A imaginação é a essência de boa parte das brincadeiras. Momento em que as crianças imitam a vida, criam seus mundos, seus conceitos. No faz-de-conta, tudo é possível e as crianças aprendem e testam desde lidar com sentimentos, até relações sociais.

Quando você tem a oportunidade de observar seu filho brincando de faz-de-conta, você consegue perceber quem ele é e o que ele entende do mundo à sua volta. É incrível e a gente incentiva muito aos adultos observarem seus filhos brincando. Tem uma entrevista MARA com a Renata Meireles, do Território do Brincar, sobre este assunto que merece ser ouvida.

Além disso, no momento em que vivemos, a imaginação é a chave para o Brincar Sozinho. E todos que estamos em casa, equilibrando tantas novas tarefas, precisamos que as crianças tenham mais autonomia para brincar sozinhas.

E ao conectar a imaginação com a criatividade, o tema da Semana Mundial do Brincar toca numa das principais habilidades do Século 21, segundo o Fórum Econômico Mundial.

Diálogo com o mundo

Criatividade não é algo que se tem ou não te tem quando nasce. Todos nós nascemos com potencial criativo. Mas, como um músculo que precisa ser exercitado, a criatividade precisa de estímulo. E nós, pais, mães, família, somos o agente deste estímulo, quando permitimos e incentivamos que a criatividade aconteça no dia a dia das crianças.

Então, no dia 28 de maio deste ano – Dia Mundial do Brincar – eu e a Patricia Marinho fizemos nossa primeira transmissão ao vivo no Instagram e no Yotube para falar sobre imaginação e criatividade. Colocamos a nossa criatividade para fora também e nos arriscamos neste novo cenário. A Semana Mundial do Brincar merece esta nosso passo adiante também.

E o papo foi ótimo! Na próxima, queremos ampliar para a participação que quem está assistindo. Você pode acompanhar aqui nossa transmissão e ver como ser o apoio para seu filho no campo do Brincar de Faz-de-Conta, imaginação e criatividade.

Se você quer continuar a ter dicas de brincadeiras, faça parte gratuitamente da nossa Newsletter. Toda a semana temos brincadeiras novinhas para qualquer situação.

2 Comments

Comente

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.