10 brincadeiras divertidas de imaginação


Hoje, o tema é brincadeiras divertidas de imaginação. A inspiração veio de um post que a Patricia Marinho  escreveu, o “Quando começa a brincadeira de faz de conta?”.  No texto ela conta quando percebeu que a Gabi, sua filha mais nova, começou a brincar de faz de conta. A Gabi pegou utensílios de brincar com massinha e disse que ia fazer macarrão.. Então, comecei ilustrando esse post com esse momento para mostrar que, além de fofo, o faz de conta é super importante para as crianças. E, justamente por isso, temos aqui 10 brincadeiras divertidas de imaginação.

01 – Deixar a imaginação solta com uma boa brincadeira de pirata

A Pat Camargo escreveu esse post e mostrou um jeito super simples e criativo para brincar. Com apenas três materiais, ela montou com as crianças um barco de piratas. Teve até tesouro! No post você verá que as crianças são “mais velhas”, mas essa é um brincadeira para fazer com os menores também.

Uma ideia interessante para brincadeiras de imaginação é unir as ideias com a leitura. Se você tem um livro sobre piratas, leia com as crianças e depois sugira montar o barco. Ler também é uma ótima dica das brincadeiras divertidas de imaginação.

brincadeiras divertidas de imaginação

02 – Como fazer uma fábrica de cupcake de massinha

Brincar de fazer comidinha também é uma das nossas dicas brincadeiras divertidas de imaginação! Neste post aqui, a Patricia Marinho mostra como a Gabi criou uma fábrica de cupcakes. Pelas fotos dá para ver ela super concentrada, focada na criação dos bolinhos. Além de criar, ela também atendia as pessoas que pediam os sabores favoritos. Ou seja, ela criou, produziu e vendeu seu bolinho! Parece uma  simples, mas a imaginação dela estava a todo vapor nesse momento. Dá uma olhada aqui.

brincadeiras divertidas de imaginação

03 – Um combate para estimular a imaginação das crianças

A Pat Camargo ficou surpresa quando chegou em casa e encontrou a mesa de jantar preparada como um cenário de batalha! Isso porque o Pocoyo, seu filho mais velho, e o marido criaram ali mesmo um cenário de combate. Se você ficou curiosa, clique aqui para ver o post. Ficou muito, muito legal! O ponto aqui é que a brincadeira já começou a estimular a imaginação na hora da montagem. Então, confira mais essa das nossas dicas brincadeiras divertidas de imaginação

brincadeiras divertidas de imaginação

04 – Brinquedo de papelão: como fazer um notebook

As crianças estão sempre nos observando. Aliás, se você trabalha em casa, tenho certeza que seus filhos já te viram usando o notebook ou computador para trabalhar. E foi isso que aconteceu na casa da Patricia Marinho e que deu a ela a ideia de criar um notebook com a Gabi.

Olha como ficou super legal! Para criar, a Gabi desenvolveu a criatividade, a coordenação motora fina, raciocínio lógico, paciência, foco e sem falar no desenho e organização das letras e dos números! Mais uma das nossas brincadeiras  divertidas de imaginação!  Clique aqui para ver o post .

brincadeiras divertidas de imaginação

05 – Dinossauros resgatados numa brincadeira de imaginação e liderança

Sabe aqueles vários dinossauros ou bonecos de todos os tamanhos e cores que tem na caixa de brinquedos?  Então, já vai chamando as crianças e pedindo para elas separarem, enquanto você lê este post aqui com uma das nossas super dicas de brincadeiras divertidas de imaginação que a Pat Camargo escreveu.

No post, a Pat explica como as brincadeiras assim são excelentes para desenvolver a inventividade e a criatividade das crianças. E ainda reforça que brincar de imaginar pode ser uma ideia para que as crianças brinquem sozinhas, ou podem incluir adulto, mas só para acompanhar a liderança deles.


dinossauros

06 – Monte um cenário para brincadeiras de imaginação

Nessa dica, o único papel do adulto é o de organizar a brincadeira. Para entender como funciona, dá uma olhada aqui e veja com a Patricia Marinho criou um “convite para brincar” para a Gabi. Isso mesmo! Convite, mas não aquele em papel e sim um cenário para brincadeiras de imaginação. Tenho certeza que você vai surpreender as crianças e que elas vão amar essa ideia.

07 – ‘Cantinhos’: um convite para brincar

Falando em convite para brincar, você conhece a ideia dos cantinhos? Na prática o cantinho é uma maneira de apresentar às crianças objetos diversos para que elas descubram como brincar. O descobrir tem tudo a ver com o imaginar as possibilidades do que fazer com os objetos. Aliás, cada um pode inventar uma maneira diferente de lidar com o que foi apresentado. Então, não tem certo e nem errado. Para entender tudo direitinho sobre de cantinhos e ver exemplos de como brincar, é só clicar aqui e conferir o post que a Pat Camargo escreveu.

08 – Brincando de arqueóloga sem sair de casa

Assim como a Gabi tem agora seu notebook para imitar a mamãe no trabalho, o mesmo você pode fazer em casa com qualquer profissão. Seja usando fantasia ou com os brinquedos que as crianças tem, essa é uma ótima brincadeira de faz de conta que estimula a imaginação das crianças. Neste post aqui, a Pati criou um cantinho para a Gabi brincar como se ela fosse uma arqueóloga. E deixou ela livre para imaginar e se divertir. Dá uma olhada aqui e faça na sua casa também.

09 – Mais convites para brincar!

Neste post tem mini insetos de plástico, flanela, tinta, etiquetas, papel, caixa de ovos, potes, pratinhos e por aí vai! São ideias variadas de como montar cantinhos na sua casa que são convites super criativos para brincar. Lembrando que a ideia do cantinho não tem regras ou planos do que a brincadeira precisa ter como “resultado”. Afinal, o objetivo é deixar as crianças explorarem. Então, bóra conferir mais essas ideias aqui no post?

10 – Quando começa a brincadeira de faz de conta?

Esse é o post que inspirou a publicação das nossas 10 brincadeiras divertidas de imaginação, como contei lá no primeiro parágrafo. Ah, mas então não teremos 10 dicas? Teremos sim! No post da Patricia Marinho fala sobre quando começa a brincadeira de faz de conta, como ela é importante e dá vários exemplos de brincadeiras da Gabi. Dicas ótimas para as crianças menores, pois esse post é de 2015 quando a Gabi tinha apenas 2 anos. Clique aqui para conferir!

Por último, quer uma dica para ter sempre em casa alguns materiais básicos para se preparar e poder pensar em outras atividades para oferecer para as crianças? Tenho certeza de que vai te ajudar muito no dia a dia. Então, aproveite e baixe o nosso PDF gratuito com a Lista de Material que você deve ter em casa para estimular a imaginação das crianças.

2 Comments

Comente

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.