
Brincando de arqueólogo sem sair de casa
Eu adoro inventar maneiras diferentes de estimular a imaginação da Gabi. Uma das mais recentes foi passar uma tarde brincando de arqueólogo, um jeito divertido de conhecer as profissões.
Tudo começou porque a Gabi leu um livro da Luna em que ela fazia uma visita a um sítio arqueológico. Na mesma semana, a Carol, minha filha mais velha tinha ganho uma lanterna de colocar na cabeça para usar em um passeio da escola com visita a cavernas. Igual ao que a Luna usa no livro.
Com aqui em casa a gente tem o hábito de adotar a leitura brincante, eu logo tive a ideia de aproveitar a lanterna para “dar vida” à história da Luna. Mas como fazer isso.
O papel do adulto: montar um cantinho
Um adulto brincante é aquele que atua como facilitador da brincadeira. Ou seja, ele cria as condições para que a criança brinque. Uma das formas de fazer isso e ainda desenvolver várias habilidades das crianças é montar um cantinho. Eles funcionam como convites para a criança criar e brincar de imaginar.
Para a brincadeira de hoje eu separei:
. areia caseira (ou massinha de nuvem)
. objetos para esconder na massinha (os tesouros arqueológicos)
. pincel para tirar a areia dos objetos encontrados
. lanterna (se tiver uma de colocar na cabeça, melhor ainda)
. um cantil (improvisei uma garrafa de água amarrada com um lenço)
. objetos para escavação (usei uma colher e um garfo)
. um caderninho para ser o diário da exploração
O mais legal de um cantinho é não ter regras. A criança faz o que ela quiser com o material que ela encontrar. Eu só dei o primeiro passo que foi esconder os tesouros e avisar para a Gabi que ela tinha que escavar para encontrá-los.
Deixe a criança brincar livremente
Sente a seriedade da criança brincando de arqueólogo, ou melhor arqueóloga! Eu sempre aproveito brincadeiras assim para reforçar mensagem de que as meninas podem tudo, desde que se empenhem para conseguir o que querem.
A Gabi inventou toda uma história a respeito de quem ela era e o que estava fazendo. Com direito a me explicar porque ela estava usando a escova com muito cuidado para limpar os seus tesouros.
Ela usou todos os utensílios disponíveis nessa exploração.
Ela curtiu tanto que resolveu inverter os papéis. Ela escondeu os objetos e me pediu para escavar para saber se eu seria uma boa arqueóloga também 🙂
Se você gostou desse post e quer saber mais sobre como criar cantinhos, assista o vídeo sobre esse assunto que está no nosso canal no youtube.
+ Seja o primeiro a comentar
Comente