Brincadeiras para gastar energia dentro de casa


Bóra falar de brincadeiras para gastar energia dentro de casa? Em tempos de distanciamento social, fica nítido para quem tem filhos que são mais agitados, como é importante inventar ideias de brincadeiras de movimento. Mas mesmo para os que são mais calmos e gostam de atividades em casa, colocar o corpo para trabalhar é fundamental para nos manter sãos. O mesmo vale para as crianças.

Brincadeiras para crianças agitadas

Essa questão de ter crianças mais agitadas do que outras é uma questão de temperamento e vem de nascença. Para algumas pessoas é mais difícil ficar quieto, concentrado em uma atividade, do que para outros. Mas mesmo que você more em um espaço pequeno, temos muitas sugestões para vocês. Para começar, experimente ler o post 10 atividades dentro de casa para crianças agitadas. 

Hoje eu quero mostrar como podemos usar um balde ou um cesto de lixo para várias atividades. Desde que  a Gabi tinha uns 18 meses que já uso o cesto como alvo para atividades de movimento. Dá uma olhada no post Já experimentou brincar de bolinha de papel amassado com seus pequenos?

brincadeiras para gastar energia: bolinha no cesto

As dicas de hoje seguem pelo mesmo caminho, com variações de material.

Basquete de balde

Para fazer essas brincadeiras para gastar energia, você vai precisar de um balde ou cesto de lixo, duas meias enroladas, um baralho e bolinhas que quicam.

Vamos por partes. Começando com o balde e as meias.

A primeira dica é colocar o balde encostado em uma parede (vira uma tabela para a “bola”) e pedir para a criança jogar a meia enrolada para acertar o balde.

Ela começa perto do cesto e, a cada bola que acerta, dá um passo para trás antes de jogar a próxima meia. Com isso vai aumentando a distância do lançamento e vai ficando mais difícil.

Para ficar mais animado, você pode fazer uma partida valendo pontos. Quem fizer 5 pontos primeiro ganha. Lembrando que o lançamento precisa ser feito do mesmo lugar até acertar. Quando a criança acerta, dá um passo para trás. Dá para fazer variações, como tentar jogar a bola de costas!

Outras variações da brincadeira

Gostou da ideia? Então bóra variar. Pegue um cesto e um baralho.

A brincadeira consiste em jogar as cartas para acertar no cesto. Parece fácil, mas não é!

Uma outra variação é usar bolinhas que quica, como bolinhas de pingue pongue.

Nesse caso, você precisa jogar a bolinha no chão para que ela quique e então entre no cesto. Sente a alegria da Gabi quando conseguiu acertar!

Antes de terminar, gostaria de dizer para quem está procurando ideias do que fazer com os filhos, que temos um PDF gratuito perfeito: 30 brincadeiras para tirar os filhos das telas. Todas as atividades podem ser feitas dentro de casa. Clique aqui para baixar o seu agora mesmo.

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.