10 atividades dentro de casa para crianças agitadas


A Patcamargo fez, há temos, a coluna 15 brincadeiras para crianças agitadas atendendo a pedidos de leitores. Ano passado foi a vez do post Brincadeiras perfeitas para crianças agitadas e cheias de energia. Pois para quem precisa de mais ideias sobre o que fazer com as crianças quando elas estão querendo gastar energia, hoje eu vou mostrar 10 atividades dentro de casa para crianças agitadas.

Mesmo quem mora em apartamento pequeno e não vai poder sair no final de semana, vai encontrar aqui soluções para entreter os pequenos sem enlouquecer a família.

1. Circuito

Use os móveis da casa para fazer um circuito de atividades para as crianças. A gente mostra como fazer isso, por exemplo no post Férias em casa com gostinho de viagem, em que a Patcamargo mostra como usou o tapete para fazer um túnel para as crianças.

Férias em casa com gostinho de viagem - sofa dora aventureira

2. Tênis de Bexiga

Essa é uma das primeiras dicas do Tempojunto e continua sendo um clássico (tanto que virou um dos kits de lembranças de aniversário que temos para vender). Faça uma raquete com pratos descartáveis e palito de picolé, encha uma bexiga e comece a jogar!

Pratos descartáveis viram raquetes para um tenis de bexiga - Brincando de tenis de bexiga

3. Bolas na teia

Essa é outra diferente e fácil de fazer. Use fita adesiva, daquelas de embalar caixa de mudança, por exemplo, para fazer uma teia em uma porta. Faça bolas de papel amassado e veja quem consegue acertar mais! Gostou dessa ideia? Dá uma olhada nas outras brincadeiras do post Gincana de desenvolvimento: já tenho 3 anos!

Gincana - teia aranha

4. Armadilha de crepom

Essa é outro clássico do Tempojunto que dispensa apresentações. Com papel crepom e fita crepe você transforma um corredor numa super diversão.

10 brincadeiras fora da rotina para fazer no feriado - Corredor diferente de papel crepom

5. Brincadeiras no sofá – pula pula

Transforme o sofá em um brinquedão, com direito a pula pula e tudo. Experimente uma das 5 brincadeiras do post As muitas maneiras de brincar em um sofá.

circuito - gabi pulando no sofa

6. Ciranda dos animais

Nessa ciranda, o convite é para que as crianças (e os adultos) se divirtam imitando os animais. Comece com os animais preferidos das crianças e aproveite para apresentar novos. Quem sabe imitar uma capivara? E uma cobra?

ciranda_animais_michoca

7. Saco de bexigas

Do post Vamos brincar de gincana para estimular os sentidos e se divertir vem a dica de colocar as crianças para acertar um saco de bexigas ou bolas de papel amassado.

Mais uma gincana de estimulos com jornal e bexiga - larissa com espada pegando sacola

8. Controle de bexiga

Do mesmo post acima vem a dica de brincar de controlar a bexiga. Você pode tocá-la com qualquer parte de corpo. Só não vale deixar cair.

Mais uma gincana de estimulos com jornal e bexiga - henrique e sofia jogando bexiga

9. Balada com karaokê

Bóra colocar a criançada para dançar e cantar!

balada-noturna-com-e-sem-karaoke

10. Jogos em família

Para terminar, nada como assumir a agitação e envolver a família inteira no jogo divertido. Para se inspirar, dê uma olhada neste post aqui:

Jogos em familia - capa

 Toda sexta-feira tem um tema diferente para inspirar o seu final de semana com as crianças. Se não quiser perder nada,   inscreva-se na nossa turma da Newsletter. Semanalmente, informamos todas as novidades do Tempojunto por e-mail.

15 Comments

Comente
  1. 3
    Daiane

    Muito bom. Amei as dicas, nossa vida em casa é tão corrida que acabamos esquecendo dessas maravilhosas brincadeiras com eles.
    Obrigada por me ajudar a interagir com a minha pequena de 3 anos.( Eloá )

  2. 5
    Maria Zeneide Dutra da Silva

    Sou Academica em formaçao 6 semestre do Serviço Social estou estagio em uma creche escolar de bairro que acolher crianças de 1 ano ate 8 anos,precisamos de atividades educativas para realizar com elas.Na creche tem biblioteca,professor de percussao,,funcionar de 7 da manha ate 17:00 de segunda a sexta.

    • 6
      Patrícia Marinho

      Olá Maria Zenaide,

      Nós não conseguimos enviar brincadeiras específicas para uma determinada faixa etária. Mas no blog tem conteúdo que pode te ajudar. Você precisar ir no menu e pesquisar por idade, ou ir no campo de busca e colocar os materiais ou situações para as quais gostaria de inspiração, ok?

  3. 12
    Rosângela

    Muito interessante, ameiii, tenho netos agitadinhos e as vezes ficamos sem ideias pra atender essas crianças, muito obrigada. Abraço

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.