Atitude Brincante te ajuda a ter uma parentalidade feliz


Atitude bricante é uma forma de ter prazer com ser mãe ou ser pai, nos dias de hoje. A psicóloga e especialista em educação, Jane Nelsen, criadora da linha da Disciplina Positiva, disse em uma entrevista para o Tempojunto que uma das coisas que a levaram a estudar a parentalidade foi que ela não tinha prazer em ser mãe. “It was exautive and not fun. And I wanted to be fun” (“Era exaustivo e não era divertido. Eu queria que fosse divertido”), ela nos contou.

Muitos pais buscam o Tempojunto para encontrar brincadeiras para os momentos com os filhos. Mas muitos outros chegam até aqui em busca de soluções práticas para ter tempo de mais qualidade quando estão com as crianças e em seu papel de pais e mães. Isso porque educar um filho, além da responsabilidade, pode acabar sendo um peso quando misturado com as vááááárias atividades que temos no dia a dia.

A rotina exaustiva nos deixa mais cansados e estressados. O resultado é que mostramos a nossos filhos o pior de nós: aquele pai ou mãe sem vontade ou paciência para nada.

Atitude brincante é um hábito que se pratica

Daí que observamos várias rotinas, entendemos a importância do brincar também para o adulto, pesquisamos e colocamos em prática a Atitude Brincante. Ela é o jeito de você transformar a rotina com seu filho em uma rotina mais leve, divertida e com menos estresse.

Atitude brincante é o hábito de aproveitar o espírito da brincadeira nas atividades do dia a dia. E isso conquistamos como se conquista qualquer coisa: com a prática constante e a determinação.

É como olhar para a vida e decidir seguir pelo caminho do bom humor. Da sensação de alegria que uma boa brincadeira traz para o adulto.

Isso não significa ser palhaço ou comediante e fazer piada de qualquer coisa. Também não é brincar de Poliana e encontrar seeeempre o lado bom de tudo. Mas é encarar as tarefas que temos que fazer com nossos filhos com mais alegria e menos gritaria.

Na real, é brincar

A forma de fazer isso e ter prazer no dia a dia da parentalidade é literalmente brincar. A brincadeira cabe em qualquer aspecto da nossa relação com nossos filhos, especialmente se eles estão na primeira infância (até os 6 anos). Mas também depois disso. Mesmo em situações que pedem concentração, foco, aprendizado, é possível trabalhar a partir de uma brincadeira.

Mesmo que você ache que não goste de brincar, eu sei que é praticamente impossível esconder o sorriso quando estamos fazendo algo que nos divirta com os filhos. Seja cantar, brincar de guerra de almofada ou uma simples guerra de dedão.

A atitude brincante é justamente trazer este espírito para a rotina de acordar, de tomar banho, de começar uma lição de casa. Ou a rotina de dormir, escovar os dentes ou ajudar na casa.

Qualquer destas atividades podem ser feitas com a gente mandando, gritando, ameaçando, forçando sermos obedecidos. Ou podemos propor uma brincadeira rapidinha para o momento. Garanto que o tempo investido será o mesmo, mas o humor será bem melhor.

Como eu consigo ter uma Atitude Brincante?

Este post aqui tem 10 atitudes brincantes para você adotar já. É só começar, uma de cada vez. Lembra que é um hábito? Então, você precisa praticar todos os dias com seus filhos.

Se deu preguiça de ler (!!!), você pode ver o resumo neste infográfico aqui.

Mais algumas dicas do que é ter a atitude brincante no dia a dia com a criança:

a. Deixe a criança escolher e liderar a brincadeira. Só assim você vai conseguir aprender com ela.

b. Mostre para seu filho que você também tem um lado lúdico, leve e bem humorado na hora das tarefas da casa. Ele vai aprender com você.

Espero que você tenha muito, muito prazer em ser mãe ou pai dos seus filhos! Ah! aqui tem um podcast sobre atitude brincante que você pode baixar e ouvir quando quiser.

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.