Vamos brincar de gincana de sopro com a bexiga


Sopro com a bexiga é uma sugestão de brincadeira que começa com as crianças mais novas, entre 24 e 36 meses e segue por toda a infância com suas variações.

Ao brincar com sopro, é possível melhorar o controle da boca e da respiração das crianças. Além disso, você indiretamente ensina a coordenar a respiração enquanto se movimenta, o que é fundamental para a boa prática de esportes.

Hoje eu vou contar sobre a brincadeira que propus para a Danusa fazer com a Júlia, que está nos posts do Tempojunto desde bem pequena. Quando brincamos, ela estava com 4 anos.

Mas antes de mostrar a brincadeira, olha só como atividades com sopro podem acompanhar nossos filhos em idades variadas.

Corrida de barcos com sopro (clique na foto para ver o post completo)

Brincadeira de soprar a bolinha pelos copos (clique na foto para ver o post completo)

Soprobol é o futebol de canudo para dentro de casa (clique na imagem para acessar o post completo)

Brincadeira de voa Balãozinho para crianças grandes (clique na foto para ver o post completo)

Sopro com a bexiga também para coordenação visual

Além da relação direta do sopro com o exercício dos músculos da face, a brincadeira exercita a percepção visual do seu filho. Quer mais um benefício? Ensiná-la a antecipar situações.

Tudo isso, com uma bexiga.

E você pode brincar na mesa ou no chão. O objetivo da brincadeira é soprar de um lado para outro, em uma competição para ver quem consegue jogar a bexiga para fora da mesa. Ou, se estiver brincando no chão, para fora da área que o outro consegue soprar. Olha aqui a Júlia e a Danusa brincando juntas.

Se vocês estiverem craques nesta forma de brincar, podem mudar o sopro com a bexiga e tentar manter a bola no centro, entre vocês dois, só com a força do ar dos pulmões. Quanto tempo vocês aguentam juntos? Esta já passa a ser um brincar mais de cooperação, que de competição.

Outra forma ainda, é empurrar a bexiga com o nariz, para fazê-la se mover.

Bom, mas aí não é brincadeira de sopro rsrsrs. Mas o importante é brincar, usando várias alternativas a partir de um mesmo brinquedo, como a bexiga.

Tem outra ideias para você brincar dentro de casa com seu filho. Fizemos uma lista delas para sua inspiração. É só clicar abaixo.

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.