
Experimento para crianças com papel e água
Hoje vamos fazer um experimento para crianças com papel e água que é muito divertido: será que você consegue fazer um bicho de papel que anda sobre a água?
Trata-se de uma atividade que eu tirei de um livro que eu amo: Grandes ideias para pequenos cientistas, da Edições Usborne.
São 365 experiências, das quais muitas nós já fizemos aqui, como por exemplo, o pingente de gelo, o paraquedas de plástico, as flores tingidas e o helicóptero de tiras.
Qual é experimento para crianças que vamos fazer hoje
Agora que a Gabi está maior, já tem 6 anos, ela mesma folheia os livros e escolhe o que quer fazer. para hoje o desafio foi fazer um animal de papel que “anda na água”.
Você vai precisar de cartolina ou outro papel de gramatura similar, lápis, tesoura, um tabuleiro ou bacia e água.
- Dobre o papel no meio e desenhe um animal. Pode desenhar como quiser. O importante é que o bicho tenha 3 patas. Quanto maior o bicho ou monstrinho, maiores devem ser as patas. Isso porque elas são importantes para garantir a flutuação no bicho na água.
2. Recorte o animal conforme mostrado na foto abaixo. Cuidado para não cortar na dobra do papel
3. Abra um pouco o animal e dobre as patas, de forma que o bicho consiga ficar em pé sozinho em uma mesa.
4. Encha o tabuleiro ou a bacia com água e coloque o bicho com cuidado para que todos as patas toquem a água ao mesmo tempo.
A ideia é ver se você consegue equilibrar o bicho sobre a água
O bicho fica equilibrado, segundo o livro, porque “a superfície da água age como uma pele fina e flexível, mantida por uma força chamada tensão superficial. Objetos leves podem se equilibrar sobre esta película sem danificá-la”.
É realmente importante tocar todas as patas na água ao mesmo tempo. Na nossa primeira tentativa não fizemos isso e o bichinho afundou na hora!
Depois que deu certo, a Gabi quis testar com outras formas e começou a recortar o papel a mão livre, sem desenhar!
Olha como ficou o experimento que ela fez sozinha:
Para fazer o experimento do helicóptero, clique aqui e baixe o seu PDF gratuito!
+ Seja o primeiro a comentar
Comente