10 brincadeiras que respeitam o distanciamento social


Ainda dentro do espírito do distanciamento social e da importância de estarmos protegidos e protegermos, chegará o momento de levar as crianças para fora! E temos como propor brincadeiras para fora de casa que respeitam o distanciamento social.

Cada Estado, cada Município brasileiro estão em diferentes fases de de abertura do isolamento social; para quem pode brincar com os filhos nos espaços abertos dos prédios; para quem vai a praças ou nas cidades onde os parques estão liberados, precisamos de respeito ao outro.

Pode então chamar todas as crianças para brincar de pega-pega junto?

Posso, sem querer, chegar muito perto de outra família para pegar a bola que rolou?

Meus filhos precisam ficar de máscara o tempo todo que estamos brincando do lado de fora?

A resposta a estas perguntas dependem de duas questões principais:

1. As regras que a autoridade local estabeleceu. Pode ser o síndico do condomínio, o administrador do parque ou uma instância do governo.

2. A mais importante de todas: o seu bom senso com relação ao outro.

Separamos 10 brincadeiras para o lado de fora da casa que, ao mesmo tempo podem ser feitas ao ar livre, e respeitam o espaço das outras famílias que estejam (ou que venham a estar) no mesmo espaço que você.

Para conferir nossas ideias, você pode assistir ao vídeo abaixo ou conferir a descrição das brincadeiras aqui no post mesmo =)

 

1 – Peteca

Substitua a bola, o jogo de bola com a mão, pela peteca. Ela precisa de um espaço menor para ser jogada e se cair no chão não vai ficar rolando para o espaço do vizinho.

2 – Bater bola na parede (badminton com as mãos)

Se for jogar bola, que tal bater a bola em uma parede? A parede acaba também limitando o espaço da brincadeira e á mais fácil controlar o local onde vocês estão.

Brincadeiras para fora de casa distantes um do outro

3 – Bambolê

Tem várias brincadeiras que podem ser feitas com o bambolê. Desde bambolear juntos, até brincar de rolar um para o outro. A diferença é que o bambolê também tende a rolar dentro de um espaço mais limitado. E é possível manter a distância entre as crianças para brincar.

4 – Vaivém de garrafa pet

Um brinquedo caseiro, que é uma delícia de brincar ao ar livre e também permite o distanciamento entre as crianças que estão brincando. Com o cuidado de higienizar as argolas cada vez que uma dupla brinca, dá até para brincar com amigos de outras famílias e respeitar a distância de 2 metros.

5 – Patinete

Patinete ou patins são a nossa sugestão quando a ideia é brincar percorrendo uma distância maior. Dá para “sentir o vento” e ainda assim evitar ficar perto de outras famílias.

Se for emprestar, higienize bem antes!

6 – Twister no jardim

Quem conhece este jogo sabe que a ideia aqui é brincar com pessoas da mesma família. Mas dá para levar para o lado de fora, fazendo até um tabuleiro maior para que mais pessoas possam brincar juntas e fazer um belo exercício de alongamento ao ar livre. Nó fizemos um e no link está o passo-a-passo para montá-lo. Inclusive com os dados em PDF para imprimir.

7 – Corrida de obstáculos

Quem tem filhos precisando gastar energia? Então, a corrida de obstáculos é uma gincana que, ao mesmo tempo, gasta energia, limita o espaço físico usado para brincar e permite o distanciamento das crianças. Cada uma percorre o circuito de uma vez e no final sempre tem um álcool gel para higienizar as mãos antes de repetir a corrida.

Acesse nossas dicas de brincadeiras para dentro de casa

8 – Beisebol com bexiga e flutuador

Outra brincadeira para fora de casa que respeita os grupos familiares e exige coordenação e até noções de física: bater em bexigas com flutuadores de piscina. É super divertido e por ser bexiga o espaço para brincar também respeita a família vizinha.

9 – Caça ao tesouro

Há várias formas de fazer caça-ao-tesouro, você pode conferir nos links abaixo. Para respeitar o distanciamento, coloque as pistas bem espalhadas e cada criança pode seguir uma ordem diferente das pistas.

10 – Monstros de lama

Sim, chegou o momento de permitir uma brincadeira mais baguncenta com água e areia ou água e terra. Aproveitar, se possível, o contato com a natureza quando estiver do lado de fora com seus filhos é fundamental.

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.