Brincadeira rápida para fazer com os filhos


Quem nunca precisa de uma brincadeira rápida para fazer com os filhos, né? Hoje eu vou explorar uma atividade que quase toda criança adora: desenhar! Vamos brincar de “O mestre mandou” de desenhos!

Um jeito de brincar com desenhos aleatórios

A realidade de quem vive ocupado é sentir culpa. Mas a gente vive falando que dá para brincar mesmo se você só tiver 5 minutos disponíveis. É pouco, mas se você consegue fazer uma coisa interessante com esse tempo, acontece uma coisa muito importante: seu filho percebe que ele importa!

Então a dica para quem tem pouco tempo para brincar é aproveitar qualquer tempo livre e aproveitar uma de nossas dicas de brincadeira rápida para fazer com os filhos. Por exemplo, brincar de Desafio dos Desenhos Aleatórios, uma espécie de “Mestre Mandou” dos desenhos!

Você só precisa de lápis e papel!

Funciona assim. Uma pessoa vai falar o nome de alguma coisa para desenhar. Você pode até dizer “O Mestre mandou desenhar uma boneca.” Aí todos os participantes desenham uma menina.

Uma pessoa pode ser o mestre, sem fazer o desenho. Ou, se tiverem duas pessoas participando, elas se revezam no lugar do Mestre. No caso do dia em que brinquei com a Gabi, eu pedi para desenhar uma boneca e ela pediu para a gente desenhar uma árvore.

Repare no computador fazendo uma barreira entre nós duas para que não pudéssemos ver o desenho da outra.

E assim fomos nos revezando e falamos várias coisa para desenhar: menina, árvore, sol, patinete, mão, guarda-chuva, bambolê, flor e por fim um “tema livre”(podia desenhar qualquer coisa).

Olha o resultado dos desenhos da Gabi!

E os meus

A brincadeira vira um desafio

Eu seeeeei que nesse momento você está pensando: mas, Patrícia, eu não sei desenhar! Você já viu alguma criança dizendo que não sabe desenhar? Pois é, todos nós nascemos criativos e com a capacidade de aprender a desenhar. Só que a gente cresce, vem o juízo de valor, o medo da opinião dos outros e a gente começa a falar que não sabe desenhar!

Mas olha, vale desenho com palito, rabisco, qualquer coisa. O importante são os 5 ou 10 minutinhos que você vai passar com o seu filho brincando! E até dá para usar a sua falta de jeito para desenhar como gancho para transformar a brincadeira num desafio. No caso, vale procurar uma outra pessoa da família para comparar os desenhos e ver quem fez o desenho mais bonito! As crianças amam perceber que desenham melhor que os pais!

Se você gostou dessa dica, o que não falta no Tempojunto é dica de maneiras diferentes de brincar de desenhar.

E para mais brincadeiras rapidinhas, dá uma olhada na nossa pasta do Pinterest sobre o assunto. Fica super fácil encontrar alguma coisa para se inspirar. Aproveita e segue a gente lá também!

Para terminar, queria deixar uma dica para vocês. Você já tem a nossa lista de 30 brincadeiras para tirar as crianças das telas? Baixe agora mesmo a sua lista para sempre ter à mão uma ideia do que brincar quando aparecer um tempinho na sua agenda!

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.