10 brincadeiras de arte inspiradas em museus


Nós amamos brincadeiras de arte! Aliás, se você fizer uma busca no Google sobre a importância da arte para o desenvolvimento infantil encontrará mais de 55 milhões de artigos e textos. Então, no post de hoje vamos destacar  10 brincadeiras de arte inspiradas em museus. Aliás, com a ajuda do mesmo Google você sabia que pode visitar diversos museus no mundo sem sair de casa? Pode sim! Vamos lá?

01 – Arte com Monet

Claude Monet foi um pintor francês que preferia a pintura ao ar livre. Com lindas obras retratando a natureza, o artista foi homenageado com um museu com seu nome na cidade de Paris, na França. Para conhecer o museu e suas obras expostas é só clicar aqui.  Depois de conhecer um pouco sobre o artista, que tal dar uma olhada neste post do site projectswithkids com essa linda pintura em aquarela? Tem todo o passo a passo bem explicado, com  lista de materiais e tudo.

02 – Arte com Matisse

O Museu Matisse fica em Nice, na França, mas você pode ver as obras e exposições por meio de um aplicativo! É só clicar aqui no site que tem todas as informações para baixar. Porém, enquanto isso, que tal contar para as crianças um pouco sobre o artista e ainda produzir uma obra inspirada nas criações dele? Clique aqui para ver um post da Patricia Marinho com uma brincadeira de arte para as crianças inspirada na técnica de colagem que Matisse criou.

03 – Arte com Kandinsky

Esse pintor russo atrai os olhares para sua arte tão colorida e criativa! Kandinsky era formado em Direito, mas se interessou pelas artes visuais  depois de conferir uma exposição de pintores impressionistas. Em um post sobre com “Dicas para aproveitar os trabalhos e tudo que as crianças trouxeram da escola”, a Patricia Camargo publicou esta obra feita pelos seus filhos inspirada no artista.

E nós trouxemos ainda um outra ideia muito legal para a família toda participar. Uma arte compartilhada inspirada no artista como vimos no site muminthemadhouse. Dá uma olhada aqui para ver como fazer e convide todos para participar.

Ah! Achou que esqueceríamos da dica do museu? Você pode conhecer várias obras do artista visitando o site do Museu Nacional Thyssen-Bornemisza  que fica em Madri na Espanha. É só clicar aqui e encher seus olhos com mais obras desse grande mestre.

04 – Arte com Leonardo Da Vinci

Sem dúvida, um dos artistas mais famosos do mundo é Leonardo Da Vinci. Aliás, se você fizer uma pesquisa sobre ele encontrará que ele era um polimata. Isso significa que era uma pessoa cujo conhecimento não está restrito a uma única área e sim alguém com grande conhecimento em diversos assuntos. Curioso, não é? Viu como  através  da brincadeira podemos aprender várias coisas? Enfim, para visitar o Museu do Louvre onde está a obra Mona Lisa é só clicar aqui. Neste link, você encontra uma matéria do Catraca Livre com tudo sobre um tour virtual pelo museu.

Agora, bóra fazer mais essa brincadeira de arte inspiradas em museus? A Patricia Marinho e a Carol, sua filha mais velha,  recriaram a Mona Lisa em uma atividade divertida e simples que fica muito legal. Clique aqui para ver.

05 – Arte com obras do MASP

O Museu de Arte de São Paulo tem uma iniciativa muito legal para as crianças. Às segundas-feiras, no perfil  do Museu no Instagram eles indicam uma obra do acervo para ser desenhada. Então, bóra convidar as crianças para conhecer a obra e publicar o desenho delas marcando @masp e #maspemcasa. Depois, é só dar uma olhada no perfil do museu no domingo seguinte e você verá os desenhos selecionados. Os autores ganharão um vale Amigo MASP grátis.

Foi exatamente isso que a Potchochenca, filha mais nova da Pat Camargo fez a partir de uma pintura de Thomas Lawrence, um dos principais pintores retratistas britânicos do início do século XIX. Olha que lindo o desenho da Potcho ao lado da obra que reproduzimos partir de uma imagem do museu.

Ah! Além de conhecer o Instagram do Museu, você pode baixar um aplicativo do museu e fazer uma visita virtual. Clique aqui para saber mais.

06 – Arte com Paul Klee

Paul Klee respirava arte desde criança. Esse artista – que nasceu na Suiça e tinha nacionalidade alemã, era filho de um professor de música e de uma cantora de ópera. O museu que recebe seu nome fica em Berna, na Suiça, e tem várias obras que podem ser vistas só clicando aqui.

Agora, para continuar com as nossas 10 brincadeiras de arte inspiradas em museus, a ideia é criar uma obra inspirada em Paul Klee como mostramos neste post aqui. A obra começa com uma teia de fita crepe e fica muito legal. Que tal?

07 – Arte com Andy Warhol

O artista Andy Warhol foi um pintor e cineasta norte-americano, um dos maiores representantes do movimento de pop art. Ele é o criador deste famoso e colorido quadro com atriz Marilyn Monroe.

O museu em homenagem ao artista fica nos Estados Unidos, na cidade de Pittsburgh, mas não oferece uma visita virtual. No entanto,  o museu Tate Modern, localizado em Londres publicou no site oficial a nova exposição de Andy Warhol e tem um vídeo com várias obra do artista. 

Assista ao vídeo com as crianças e depois brinquem com essa ideia que vimos no site artprojectsforkids para criar uma obra de arte com cupcakes inspirada em Andy Warhol =) 

08 – Arte com Frida Kahlo

Esse ano – 2020 – o Museu Frida Kahlo, também conhecido como La Casa Azul, disponibilizou um tour virtual. Assim, todos podem visitar a casa onde viveu essa artista mexicana que pintou muitos retratos, autorretratos e obras inspiradas na natureza e no México. Frida, com suas obras criativas, marcadas por vestidos e cores que identificam seu país de origem, é a inspiração para essa obra de arte: mini piñatas! Nós vimos essa ideia no site redtedart e é encantadora. Para ver o passo a passo, que é simples, é só clicar aqui. 

Aproveitando que uma das nossas 10 brincadeiras de arte inspiradas em museus é inspirada nesta artista, olha que lindo o retrato da Frida  criado pelas filhas da Pat Camargo. Essa é uma outra opção que para fazer só precisa de papel canson, pincel e guache. Bóra?

09 – Arte com Picasso

O Museu Pablo Picasso fica em Barcelona, na Espanha e no site é possível fazer uma visita virtual no espaço fundado 1963. Picasso foi um dos grandes mestres das artes e era pintor, escultor, ceramista, cenógrafo, poeta e dramaturgo. Aqui no nosso site já publicamos como fazer uma arte inspirada no artista aqui no post “Faça um Retrato Curioso com colagem”‘.

Porém, trouxemos uma outra ideia aqui para você diretamente do blog m.blog.naver  da Coreia! Isso mesmo. Fique tranquila, pois o Google tem a tradução automática e pelas imagens dá para ver bem como as crianças montaram essa obra de arte colorida e criativa! Vale a pena ver  e fazer em casa mais uma das nossas 10 brincadeiras de arte inspiradas em museus =)

10 – Arte com Van Gogh

Em Amsterdam, na Holanda, podemos encontrar o Museu Van Gogh. Porém, para conhecer a coleção permanente as obras-primas de Van Gogh não precisa nem sair de casa. É só clicar aqui e ver o site do museu e as obras desse artista maravilhoso. Aliás, uma das suas obras mais famosas, “Os Girassóis”, foi a inspiração para esta criação que encontramos no site articulategallery. Uma ideia das mais simples entre as nossas 10 brincadeiras de arte inspiradas em museus. Tudo para ensinar as crianças um pouco sobre a história e as obras de Van Gogh. É só clicar aqui e bóra fazer arte com as crianças?

Gostou das nossas ideias? Por último, quer uma dica para ter sempre em casa alguns materiais básicos para se preparar e poder pensar em outras brincadeiras de artes para surpreender as crianças? Tenho certeza de que vai te ajudar muito no dia a dia. Então, aproveite e baixe o nosso PDF gratuito com a Lista de Material que você deve ter em casa para estimular a imaginação das crianças.

 

2 Comments

Comente
  1. 1
    Santiago Costa Machado

    A arte se manifesta em diferentes ideias ,expressoes e brincadeiras que vamos aprendendoa apreciar ao longo de nossas vidas.

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.