Blocos de montar do bebê transformado em nova brincadeira de coordenação


Seu filho ainda é pequenino e você já tem em casa blocos de montar que ele ainda não consegue brincar. Sem estresse. É possível usá-los de uma forma diferente, numa brincadeira que ajuda a ensinar seu bebê a segurar objetos.

Para brincar, você vai precisar criar uma superfície grudenta em uma parede, que fique na altura do seu bebê sentado. No meu caso, eu usei um pedaço de papel adesivo, que prendi com fita crepe.

Mas você pode usar só pedaços de fita crepe larga. Ou, se a superfície da parede for de azulejo, é possível usar fita adesiva larga, destas transparentes ou de fechar caixas.

Então, pegue os blocos de montar e prenda-os na parede grudenta.

Ensinar a segurar propicia autonomia

Traga seu bebê e apresente a ele o painel colorido que você fez. Chame a atenção para as peças, como a Lidiane fez com a gracinha da Lívia. Aliás, em qualquer brincadeira com seu bebê, a interação é fundamental.

Por isso, sempre converse com ele durante as brincadeiras. Sorria, aponte, fale e imite o que seu filho balbuciar. Ele vai amar este “papo” com você.

Deixe que seu bebê sinta curiosidade pelos blocos de montar e queira pegá-los. Ele certamente irá se surpreender com o fato de estarem grudados. E mais ainda quando descobrir que ele pode segurar e descolar o bloco do papel adesivo!

Blocos de montar viram peças de um quadro divertido

Aproveite também para convidar seu bebê a colar novamente o bloco. Se você deixá-lo brincar, ele vai ficar uns bons minutos concentrado, experimentando as diversas maneiras de jogar este jogo de cola-descola.

Eu já falei para você que esta brincadeira também ajuda a ensinar seu bebê a segurar? Pois é. A força na mão e nos dedos para puxar o bloco e voltar a colá-lo trabalha esta coordenação. Isso dará autonomia para quando seu bebê começar a segurar a mamadeira, o talher ou um copo, por exemplo.

E como estamos aqui para brincar e não para acertar o jogo direito, deixe que seu bebê use ambas as mãos para explorar.

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.