Brincadeira para alfabetização: amarelinha de letras


Que tal fazer uma brincadeira para alfabetização e uma atividade de movimento ao mesmo tempo? Sabe como? Com uma amarelinha de letras! Uma brincadeira tradicional com muitas variações.

A ideia de pular em quadradinhos, a tradicional amarelinha, é antiga. Pergunte para os avós e verão que já se brincava disso no tempo deles. O interessante é que existe uma variação dela em diferentes culturas. Você conhece, por exemplo, a Amarelinha Africana?

Aqui no Tempojunto, já brincamos de amarelinha feita de folhas caídas e de uma amarelinha que ajuda no raciocínio matemático.

Mas você já pensou que a amarelinha poderia ser uma atividade de alfabetização? É só trocar os números por sílabas!

Em cada casa que a pedrinha cair, a criança precisa pensar palavras que começam com aquela sílaba. Por exemplo, digamos que a peça cai no CA

Olha só quantas palavras a Gabi falou que começam com CA

Aqui tem a lista com GA.

E assim vamos seguindo, sílaba a sílaba. Depois ainda dá para fazer outra variação que é pegar os papéis com as sílabas. Você pode fazer as crianças brincarem de juntas as sílabas para formar palavras.

Brincadeira para alfabetização: 10 dicas de como ensinar o alfabeto

Para quem tem filhos pequenos, que ainda não reconhecem as sílabas, a gente recomenda ver um vídeo com 10 brincadeiras que ajudam muito nessa fase.

A gente também tem uma pasta, no Pinterest, chamada Brincar com Linguagem, que serve de inspiração para todo mundo que quer que os filhos aprendam de um jeito lúdico.

Se você gostou deste post e não quer perder nossas próximas sugestões, cadastre-se na nossa lista para receber a nossa newsletter semanal por email. É grátis.

2 Comments

Comente

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.