6 formas de estimular o uso da imitação pelo brincar com crianças dentro do espectro autista


Na coluna desta semana, a @michelleterapiadecrianca traz a importância da brincadeira de imitação para as crianças dentro do espectro autista.

Aproveito sempre para indicar o Instagram da Michelle, o @michelleterapiadecrianca com várias dicas de brincadeiras e atividades que conectam as crianças. Segue lá que é incrível.

Crianças são observadoras, estão atentas a tudo e todo mundo. Examinam o funcionamento dos seus brinquedos, quando ainda estão no berço, girando, olhando, sentindo, passando de uma mão para a outra…são verdadeiros cientistas!

Prestam atenção no outro, nas suas expressões, vocalizações, corpo e movimento. Buscam por trocas sociais. Imitam. Aprendem.

O ato de imitar nada mais é do que reproduzir algo aprendido. E isso envolvem memória, percepção, interação…BRINCAR!

Crianças dentro do espectro autista têm déficits nessa habilidade, pois existem falhas na comunicação social, logo, eles tem uma maior dificuldade em observar o outro e imitar ações que resultam em aprendizagem.

Use músicas e os personagem preferidos

Para pensarmos em um brincar que gera oportunidades de crianças dentro do espectro aprenderem a imitar, começaremos assim:

Imite o brincar da criança

Estudos recentes do Modelo Denver de Intervenção Precoce, evidenciam que não só a criança precisa nos imitar, mas nós também precisamos imitá-las para que elas percebam a repetição dessas ações e consigam nos enxergar nesse brincar.

Por isso, se uma criança enfileira blocos, enfileire também. Seja um espelho dela, para ela se conectar a você. Depois, aos poucos, vá variando o brincar, sem mudar a proposta dela. Nos seus blocos proponha variações divertidas em quem os blocos caem, pulam, viram um nariz de palhaço.

Use músicas

Crianças amam música e ela é uma grande oportunidade de imitação. “A roda do ônibus roda roda”, “Meu pintinho amarelinho”, “Papai dedo”…

Tenha objetos iguais

Um tambor para a criança, um pra mim. Eu bato, ela bate. Um carrinho com cordinha para mim, um para a criança. Eu puxo o meu. Ela puxa o dela.

Crie ações com os personagens preferidos

Coloque a Peppa para pular na poça de lama; o Baby shark para mergulhar em uma piscina; o super homem para voar…Produza ações simples para a criança dentro do espectro autista imitar, com os brinquedos de maior interesse.

A criança dentro do espectro autista brinca pela imitação também

Organize uma festa de aniversário

Façam um bolo. Cantem parabéns. Brindem. Comam brigadeiros. Deem tchau para os convidados. A gente dá o modelo, e a criança imita.

Joguem bola um para o outro

Sentados um de frente para o outro, brinquem de lá vai a bolaaaaa! E lá vai de novoooo! Um mandando a bola para o outro.

Observam que para imitar a criança precisa ter estabelecido uma conexão com você? Então invista em brincadeiras bem divertidas e com ações simples.

A imitação é uma forma de se conectar e aprender!

Michelle Costa
@michelleterapiadecrianca
Psicopedagoga
Esp. Neuropsicologia

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.