Brincadeira para ensinar matemática


Quem acompanha o Tempojunto já deve ter visto a brincadeira da “armadilha de raio laser de papel crepom“.  É um clássico do Tempojunto que fiz e refiz várias vezes aqui em casa. Até que pensei em fazer variações e acabou surgindo a ideia de fazer da teia de papel uma brincadeira para ensinar matemática.

Quando o alfabeto e os números entram na brincadeira

Eu já tinha feito uma variação da brincadeira da teia usando letras do alfabeto. A Gabi tinha que passar pela teia procurando as letras que formam o nome dela, em ordem.

Para fazer uma versão da brincadeira que ensina a somar e subtrair você vai precisar de:

. Barbante
. Fita crepe
. Pregador de roupa
. Cartas de baralho, do 2 ao 9 (pode incluir o A dizendo que vale 1)

Como fazer a brincadeira

Você tanto pode usar as paredes de um corredor ou as cadeiras da sala. Quem tiver um corredor vai cortar pedaços do barbante e usar fita crepe para pendurar na parede, formando uma teia.

Em seguida você usa pregadores de roupa para pendurar as cartas no barbante, como se fosse um varal. Vai ficar assim.

Quando estiver tudo pronto, você chama a criança e explica a brincadeira.  A meta é juntar a dupla de cartas que soma 10.

E depois é só deixar ela brincar!

No fim você pode revisar as somas com as crianças e aproveita para brincar de subtrair também.

Se quiser mais dicas de brincadeira para ensinar matemática, clique aqui para encontrar posts sobre o tema, ou visite (e siga!) nossa pasta Brincar com Números no Pinterest.

Se você gostou deste post e não quer perder nossas próximas sugestões, cadastre-se na nossa lista para receber a nossa newsletter semanal por email. É grátis.

2 Comments

Comente

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.