10 experimentos de ciência para fazer em casa


Tem uma frase que já falamos por aqui e nos nossos vídeos que é  “toda criança já nasce um cientista”. Afinal, elas vêm ao mundo com uma habilidade natural de explorar. Nesse contexto, o nosso papel como mãe, pai, educador ou adulto que convive com a criança é estimular essa curiosidade delas. Então, separamos por aqui 10 experimentos de ciência para fazer em casa. Mas temos muito mais posts sobre o tema no site do Tempojunto. É só colocar ciência ou experimento na lupinha e você vai encontrar ainda mais brincadeiras, para todas as idades =)

01 – Água colorida

Um dos produtos que mencionamos em muitas brincadeiras é o corante de alimentos. Ter corante de várias cores em casa vai te ajudar a fazer muitas atividades e brincadeiras. Neste post aqui, a Patricia Marinho mostra a brincadeira que ela fez com a Gabi quando ela tinha apenas dois anos. Além de tingir a água, a ideia era fazer misturas diferentes. Clique aqui para ver as misturas da Gabi e a carinha dela toda concentrada fazendo a experiência.

02 – Flores e folha que mudam de cor

Neste vídeo, a Pat Camargo mostra um jeito brincante de fazer um experimentos de ciência para fazer em casa! Além do encanto de ver a mudança da cor, o experimento mostra como a água é absorvida pela plantinha e como ela se distribui pelas flores e folhas. É muito legal tanto para as crianças pequenas qaunto as maiores, principalmente se elas estão na frase de aprender a importância da água para as plantas.

03 – Ovo boia ou afunda

Este experimentos de ciência para fazer em casa é bem simples e ótimo para ensinar as crianças sobre densidade. Como a Patricia Marinho mostra neste post aqui, o ideal é sempre que for fazer uma atividade deste tipo, é começar formulando uma pergunta e deixar que a criança forme sua hipótese. Mas para entender como essa pergunta de início é importante e como fazer o experimento  é só clicar aqui.

04 – Pintura no gelo

A imagem é linda e pode até parecer difícil de fazer, mas não é! Com apenas 3 ingredientes –  bloco de gelo, sal e tinta ou corante de alimentos – você faz esse experimento incrível que explica o ponto de fusão do gelo. Isso mesmo. Para saber tudo a pintura no gelo é só clicar aqui e conferir o post que a Pat  Camargo escreveu. Mais uma brincadeira que é um experimento de ciências divertido para fazer em casa.

05 – Afunda ou Flutua?

Quando a Patricia Marinho fez essa experiência com a Gabi, sua filha mais nova, ela tinha 3 anos e 9 meses. Isso mostra como podemos brincar com experimentos de ciências mesmo com as crianças pequenas. É uma brincadeira bem simples que trata dos conceitos de leve e pesado e como eles não necessariamente estão associados ao tamanho das coisas. Clique aqui para ver o post e divirta-se com mais essa ideia entre os nossos 10 experimentos de ciências para fazer em casa.

06 – Erupção colorida

Não se assuste com a foto. Esse experimento pode ser feito em casa, sim! Pode ser no quintal, na pia da cozinha ou você pode colocar os copos dentro de uma caixa organizadores de plástico, que tal? O importante é brincar e entender essa reação química que acontece quando unimos vinagre e bicarbonato.  Quer saber como fazer e como se dá essa reação? É só clicar aqui para ver o post que  a Patricia Marinho escreveu ou assistir ao vídeo abaixo.

07 – Bexigas eletrizadas

Você acredita que, com apenas duas bexigas e uma lata de refrigerantes vazia, dá para explicar a eletricidade estática?  Explicar de um jeito divertido e brincante, o que é melhor ainda. Nós publicamos esta brincadeira no nosso Instagram e tem até um vídeo com a Carol, filha mais velha da Patricia Marinho, fazendo o experimento. Por lá, você vai ver que a Carol consegue fazer a latinha se mexer sem tocar nela. Quer saber qual é o segredo! É só clicar aqui.

08 – Descobrindo as cores

Você já ouviu falar em cromatografia? Esse é um método físico-químico que nos explica sobre a separação de substâncias. Parece complicado entender e explicar, mas com essa brincadeira que a Pat Camargo fez fica simples e divertido! Você só vai precisar de filtro de papel, canetinha, tesoura e água. Clique aqui para mais essa ideia entre os nossos 10 experimentos de ciência para fazer em casa.

09 – Experimento da moeda

Todas as ideias aqui são um jeito simples e divertido de ensinar sobre ciência para as crianças. E tem ideias e atividades para todas as idades. Neste post aqui, a Patricia Marinho mostra como ela fez o experimento da moeda com a Gabi, sua filha mais nova. Um jeito simples e fácil de entender conceitos como luz e reflexo. Dá uma olhada aqui e prepare-se para fazer na sua casa.

10 – Foguete de bexiga

Essa brincadeira é tão divertida! E tem um conceito de ciência por trás que fica mais fácil de ser explicado se brincarmos com o foguete. Aqui, o ar fica tão comprimido dentro da bexiga que quando soltamos ele sai com mais velocidade. Então, que tal separar bexigas, canudos (que podem ser feitos com papel), fita crepe, barbante e diversão? Clique aqui para ver como montar a brincadeira.

Espero que tenham gostado das nossas dicas! Ah, para não perder as novidades e dicas do Tempojunto, inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter e toda semana você receberá nosso e-mail cheio de brincadeiras e novidades : ).

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.