Surpreenda as crianças com uma brincadeira de ciências


Não sei isso acontece com você, mas a gente passa um bom tempo praticamente exigindo que os filhos pratiquem algum esporte ou se interesse por alguma atividade musical ou artística e esquece de estimular o gosto por matemática ou ciências. Pois saiba que você pode criar coisas incríveis e surpreender as crianças com uma brincadeira de ciências. A dica de hoje é a erupção colorida.

Será que você tem um pequeno cientista em casa?

Eu tenho uma amiga, a Flávia, que tem um filho que tem um gosto natural por ciências e experimentos. Ele adora inventar coisas. Foi com ele que a Carol “aprendeu” a fazer o experimento divertido no banho que já se repetiu várias vezes aqui em casa. Para o João, brincar de ciências é ótimo.

poção_ imagem de capa

Mas nem sempre é assim. Principalmente para os mais velhos, com 7 ou 8, ciências é apenas uma matéria chata na escola. O sucesso do Manual do Mundo está aí para mostrar que isso não é verdade, e que aprender ciências pode e deve ser divertido.

Eu confesso que a ficha de que eu poderia estimular na minha filha só caiu para mim depois de assistir a uma palestra do astrofísico Neil deGrasse Tyson, que me chamou a atenção para a falta de interesse dos pais de colocar ciências no cotidiano dos filhos.

Depois disso, fiz alguns experimentos em casa com a Carol, como a do ovo (ele afunda ou bóia) e o da densidade. A patcamargo também já fez vários com os filhos dela, como o das tintas dançantes e , a explosão de gotas de corante e pintura no gelo que ela descreve no post Brincadeiras que estimulam a curiosidade dos jovens cientistas.

Explosão de gotas de corante

Explosão de gotas de corante

Em todas as brincadeiras o efeito é o mesmo: as crianças a-m-a-m!!

Como começar com uma brincadeira de ciências simples?

A Erupção Colorida é uma atividade bem legal porque, apesar de ser muito simples, ela surpreende as crianças. Tudo o que você vai precisar fazer é providenciar o material:

  • bicarbonato de sódio (se não tiver em casa, você compra no supermercado)
  • corante de alimentos
  • vinagre
  • detergente
  • recipientes de vidro
  • colheres de sopa

Surpreenda as crianças com uma brincadeira de ciências - materiais

Como vai rolar uma bagunça boa, o ideal é deixar para fazer a atividade numa área externa, onde ninguém fique chateado com uma lambança básica.

O primeiro passo será colocar vinagre nos recipientes.

Surpreenda as crianças com uma brincadeira de ciências - carol colocando vinagre

Em seguida você adiciona o corante de alimentos, que nem a Carol e o primo Pedro estão fazendo.

Surpreenda as crianças com uma brincadeira de ciencias - carol e pedro colocando corante 2

Depois vem o detergente.

Surpreenda as crianças com uma brincadeira de ciências - colocando o detergente

Até que está na hora de dar o toque final e colocar uma colher de bicarbonato de sódio.

Surpreenda as crianças com uma brincadeira de ciências - colocando o bicarbonato

Dá uma olhada no video para ver o que acontece!

Viu que legal? É o mesmo princípio do vulcão que a Patcamargo fez em outro postEste fenômeno acontece porque a reação química entre o vinagre e o bicarbonato gera o ácido carbônico e gás carbônico, que provoca as bolhas da “erupção”.

A diferença do vulcão para esta brincadeira da Erupção Colorida, é esta é ainda mais simples de fazer e você brinca com a mistura das cores depois que a erupção acontece.

E aí? Não da vontade de experimentar, mesmo com a lambança?

Não sei se você já sabe, mas aqui tem brincadeira nova diariamente. Para você não perder nada, faça parte da nossa lista da Newsletter e receba por e-mail tudo que postamos no Tempojunto.

14 Comments

Comente
    • 6
      Patrícia Marinho

      Oi Tayná,
      Que bom que você gostou. Olha, eu segui a receita exata que vi na internet. Pelo que entendi, o princípio ativo do vinagre branco favorece a experiência. Não testei com tinta. Posso dar uma sugestão? Uma ótima atividade com as crianças é exatamente formular hipóteses (será que funciona com tinta?) e testar para ver o que acontece!
      sobre o detergente, vai varia em função do tamanho do recipiente. No caso de um copo meio cheio de vinagre, coloque 2 colheres de sopa de detergente. Também vale testar para ver o que acontece colocando mais ou menos detergente.
      beijos,
      patrícia

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.