3 brincadeiras simples para crianças pequenas


Um dos desafios diários do Tempojunto é mostrar que a gente não precisa de muito para conseguir ter tempo de qualidade com os filhos. Hoje vou mostrar 3 brincadeiras simples para crianças pequenas que é para ilustrar o meu ponto.

Quando eu falo simples, é simples mesmo!

Poucos materiais são suficientes para uma brincadeira boa. E muitas vezes você não precisa de nada, só do seu corpo e da sua voz. O post com 10 brincadeiras de mãos é um exemplo perfeito disso.

Para quem está chegando agora e não leu o Sobre, eu tenho duas filhas, uma de 2 e outra de 9 anos. Meu desafio muitas vezes é conseguir entreter as duas ao mesmo tempo. Adoro quando consigo fazer isso sem muito preparo e sem gastar muito dinheiro. Você viu as duas brincando com uma caixa de amido de milho? É por aí!

Brincadeira sensorial para todas as idades_maisena_gabi experimentando farinha e agua com a mao

Ótimas brincadeiras com poucos materiais.

Pois sabe qual foi a última que nós aprontamos e rendeu horrores: um megafone de rolo de papel toalha! Eu peguei o rolo coloquei na boca e comecei a cantar.

A Carol adorou e rapidamente veio me imitar.

3 brincadeiras simples para crianças pequenas - carol com a corneta de rolo de papel

Adivinha quem veio correndo para fazer também?

3 brincadeiras simples para crianças pequenas - gabi com corneta de rolo de papel

Foi um tal de cantar e imitar apresentador de circo (tudo por causa de um episódio do Hi-5) que você não tem ideia!

A minha segunda dica é a que reúne uma bolinha, pode ser de ping pong, e uma raquete feita com prato descartável e bexiga. A Gabi gostou tanto de brincar de ping pong que eu acho que vou ter uma craque de tênis em casa! Agora ela vive atrás da sua “Baquete” para jogar tudo quanto é tipo de bolinha.

3 brincadeiras simples para crianças pequenas - gabi com raquete de papel

Detalhe que a raquete da foto é a mesma que usei na brincadeira do Tênis de Bexiga há quase 2 anos. Até hoje elas estão guardadas e são usadas com freqüência pelas meninas.

Para terminar, uma dica de brincadeira para quando você precisa que a criança fique sozinha por um tempinho enquanto você tem alguma tarefa para resolver: colar adesivo!

A Patcamargo já fez um post sobre figurinhas. Eu comecei o assunto aqui em casa com adesivos. Dei uma folha para a Gabi e rapidinho ela entendeu como faz. Ela gostou tanto que pediu mais :-)

3 brincadeiras simples para crianças pequenas - gabi colando adesivo

Se você gostou desta atividade, aproveite para se inscrever na nossa lista de email. Você vai receber toda semana nossa newsletter com tudo, tudo que publicamos aqui no blog e ainda algumas informações exclusivas!

2 Comments

Comente
  1. 1
    Flavia

    Oi! Adoro o site de voces. Acho que fazem um trabalho fantastico.
    Queria so dar uma sugestao… As vezes fico meio perdida com que idade usar as atividades. Seria legal se dissessem a idade da crianca no post, ou colocar no fim, algo assim.
    Muito obrigada pelo empenho!! Mto sucesso!
    Um abraço.

    • 2
      Patrícia Marinho

      Oi Flavia!
      Obrigada pelo comentário. A gente não coloca explicitamente a idade nos posts porque entende que as ideias servem de inspiração e podem ser adaptadas em função do estágio do desenvolvimento da criança, que é muito particular. No entanto, todos os nossos posts tem a categorização de idade. Se você for no menu (ou na busca) e indicar a faixa etária que mais te interessa, aparecerão apenas os posts que têm dicas para aquela faixa etária. Ok?
      Beijos,
      PAtrícia

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.