10 Brincadeiras com as mãos


Se o seu início de ano é que nem o meu, você está com um mar de coisas para fazer e resolver, pessoas para encontrar e aquela sensação chata de que falta tempo para os filhos. Por isso resolvi fazer um post com um tipo de brincadeira que você pode fazer em qualquer lugar, até no shopping no meio da pausa das compras: brincadeiras com as mãos. Você não precisa de nada, nem de lápis e caneta, só das mãos, para brincar. Tá, às vezes uma tampinha de garrafa ou palito, mas aquilo que é beeeem fácil de arranjar. Funciona bem com crianças mais velhas, a partir dos 6/7 anos.

Esse post de hoje é especial por alguns motivos. Primeiro porque eu realmente faço bastante com a Carol essas brincadeiras. Segundo, porque algumas delas têm um enorme efeito nostálgico porque são brincadeiras que eu fazia na minha infância. E o terceiro, e mais importante, é porque eu tive a participação especial de um pai. Eu recebi visita de amigos em casa, a Renata, o Alexandre e o Dudu e acabamos produzindo vários posts para o Tempojunto enquanto eles estava aqui, como o do foguete de rolo de papel higiênico e o da venda de pulseiras e sabonetes artesanais no play do prédio.

Entre uma conversa e outra acabamos falando sobre como é importante a gente se lembrar de incluir a figura paterna nas conversas sobre o desenvolvimento dos pequenos, que em geral parece um assunto exclusivamente feminino. Eu converso muito com a Patrícia Camargo sobre isso e vamos abrir cada vez mais espaço no blog para mostrar que outros pais, além dos nossos maridos, se dedicam a passar tempo junto com os filhos e que é preciso incentivar essa atitude.

O Alexandre é o tipo do paizão que participa de todos os aspectos da vida do filho. Levar na escola, no futebol, no médico, brincar com os amigos. Ele inclusive já aceitou o meu convite para fazer um post especial sobre as dicas de um pai para o tempo junto com as crianças. Quando falei que estava querendo ideias de brincadeiras com as mãos, justamente para este post, ele não apenas lembrou de várias (inclusive umas que eu não conhecia) como sentou com o Dudu para mostrar para os leitores do Tempojunto como fazer cada uma delas.

Confira o video abaixo e aprenda (ou lembre) como se brinca de:

1. Porrinha

2. Lançamento de descanso de copo

3. Gol de dedos

4. Matemática de Dedinhos

5. Bate na Mão

6. ABC (esta com a participação da Carol)

E agora aí vai a minha contribuição das brincadeiras com a Carol!

7. Popeye (como eu brincava disso!!)

8. Babalu. Clique aqui para ver a letra completa.

9. Picachu

10. Jokenpo (quem nunca?) (com a participação especial do Dudu)

Para ter ainda mais ideias, siga a nossa pasta no Pinterest. Ah! E se você gostou e não quer perder nenhuma novidade, faça parte do nosso grupo da newsletter. É gratuito e você recebe nossas atualizações semanalmente em seu e-mail.

 

31 Comments

Comente
  1. 6
    Isabela

    Sou formada em pedagogia e estava em busca de brincadeiras com as mãos, para ensinar a turma da escola em que trabalho! Encontrei esse site MARAVILHOSO! Parabéns!!! Ótimos vídeos e ótimas brincadeiras para passarmos um tempo junto com as crianças ♥ Sucesso…

  2. 8
    Renata

    Muito bacana! Remeti à minha infância, e hoje, com minha filha de 4 anos e meus alunos de 6 anos, posso novamente ser feliz nesta fase, rsrsrs.

    • 13
      Patrícia Marinho

      hahahaha! Adorei o entusiasmo! Eu que agradeço o comentário carinhoso. Depois conta como foi!
      Beijos,
      Patrícia

  3. 15
    flavio martins junior

    senhores desenvolvedores da pagina, imagine que eu nao queira ver as brincadeiras por falta de tempo sei la, o mtivo nao importa. e eu queira apenas fotos com texto pra imprimir. e fazer um trabalho escolar. eu nao vou ficar vendo um video e copiando o que se fala, muito menos a criança. achei o que eu queria mas nao vai servir.

    • 16
      Patrícia Marinho

      Caro Flávio,
      Agradeço o comentário. Em geral buscamos fazer posts com imagens além dos vídeos, entre outros motivos porque sabemos que nem todo mundo tem internet boa o suficiente para assistir vídeos. Neste caso, com em algumas outras situações, boa parte das brincadeiras precisa de uma explicação ou tem uma música que é difícil descrever com fotos, por isso escolhemos os vídeos como meio de apresentação. Pena que não era o que você esperava neste caso. Quem sabe numa próxima?
      Patrícia

  4. 17
    Daniel

    Qnd eu era moleque…brincava de escapole-bate-fica…se vc estivesse com qualquer objeto na mão..e a outra pessoa batesse pra cair…a pessoa ficava com o objeto prasi.

  5. 19
    Rosa

    Muito bom, obrigada por partilhar e ensinar, muitas vezes não sabemos o que fazer com crianças, sobretudo a partir dos 6 anos, excelentes explicações

    • 23
      Patrícia Marinho

      Olá Tays. Pena que você não gostou. Mas olha, a questão da idade é relativa, viu. Você pode não gostar, mas crianças mais velhas fazem essas brincadeiras sim. É uma questão de gosto. Nem todo mundo gosta das mesmas brincadeiras. Ainda bem que o mundo está cheio de opções, não é?
      Patrícia

+ Leave a Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.