Como fazer um foguete de rolo de papel higiênico


Quando a Carol recebe amigos, é sempre uma ótima oportunidade de propor uma brincadeira um pouco mais elaborada. O Dudu, filho da minha querida amiga Renata, veio passar uns dias aqui em casa e aproveitamos para fazer o foguete de rolo de papel higiênico que eu tinha visto na edição Mundo da Lua da Revista Yoyo.

Materia na yoyozine

A versão da revista é um pouco mais elaborada, porque tem um experimento por trás, mas eu resolvi improvisar e fazer com rolo de papel higiênico mesmo. Afinal a gente fala tanto de arte com papel higiênico por aqui, mas eu mesma só tinha feito os bichinhos fofos. Estava mais do que na hora de  fazer algo diferente.

Os materiais que você vai precisar para esta atividade são: rolo de papel higiênico, papel cartão ou cartolina, fita durex ou dupla face, lápis grafite, régua, tesoura. Se quiser incrementar um pouco, pode separar folhas de papel de seda para fazer o fogo das turbinas e bolinhas adesivas para as janelas.

Material foguete

A primeira tarefa é fazer o cone que será o topo do foguete. Para isso você precisa desenhar e recortar uma circunferência usando o papel cartão ou cartolina. Use um compasso ou um objeto esférico como um pires para fazer uma circunferência perfeita.

Cortando o papel foguete

Depois, para transformar o círculo em cone, você precisa retirar 1/4 do círculo, como se estivesse removendo um triângulo. Veja na foto abaixo como fica o círculo recortado. Depois é só unir as laterais e prender com a fita durex, como fizemos com o cone verde da foto.

Topo do foguete

O próximo passo é recortar as asas do foguete. A revista recomendava fazer 4 asas, mas nós acabamos optando por fazer duas. Você vai precisar de dois triângulos retângulos. Desenhe um retângulo na folha de papel e depois faça uma reta na diagonal, como na foto abaixo.

Retangulo desenhado pro foguete

uma vez recortados os triângulos, você vai precisar fazer uma dobra na lateral maior, formando uma pequena aba no triângulo. Vai ser nessa aba que você vai colocar a fita dupla face para prender a asa no seu foguete de rolo de papel higiênico. O mesmo durex você vai usar para colar o cone que já estava pronto anteriormente no topo do foguete.

Dudu com o foguete

Para fazer o fogo que vc está vendo na foto acima, rasgamos pedaços de papel de seda das cores laranja e vermelho (a Carol também quis misturar amarelo), grampeamos e colamos com o durex na parte interna no rolo de papel higiênico.

Assim como está já temos um foguete bem divertido para brincar. Mas a gente resolveu pintar os foguetes como tinta acrílica, o que não estava previsto nos nossos planos iniciais, até para poder tapar o durex que nós usamos para colar as abas.

Carol e dudu pintando

Depois de pintado e seco, colamos as bolinhas adesivas para fazer as janelas e tcharããã está pronto o nosso lindo foguete de rolo de papel higiênico!

Resultado do foguete

Espero que estas dicas ajudem no seu dia a dia com seus filhos. E se você gostou e não quer perder nenhuma novidade, faça parte do nosso grupo da newsletter. É gratuito e você recebe nossas atualizações semanalmente em seu e-mail.

5 Comments

Comente

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.