Experimento da moeda: ciência que parece mágica


O experimento da moeda é mais um jeito divertido de ensinar ciências para crianças pequenas. Dependendo da idade, elas não vão entender completamente os princípios por trás do experimento. Para eles, é como se fosse mágica. Mas nem por isso deixa de ser uma maneira de criar crianças mais curiosas e interessadas pelas ciências.

Moeda, reapareça!

Eu tirei a atividade que vou mostrar hoje de um livro que eu adoro: Grandes Ideias para Pequenos Cientistas, das Edições Usborne. Foi nele que eu aprendi Como criar arco-íris e o Pingente de gelo.

Para fazer o experimento da moeda, você vai precisar de:
. 1 tigela rasa
. 1 moeda
. pedacinho de massinha
. água.

1.  Use a massinha para fazer uma bolinha pequena. Coloque a massinha no fundo da tigela.

2. Fixe a moeda na massinha. A moeda precisa ficar no meio da tigela.

3. Afaste-se da tigela até que você não consiga ver a moeda que está no fundo

A hora da “mágica”! O segredo por trás do experimento da moeda

4. Agora é a hora de colocar água na tigela. Faça isso lentamente, até que a moeda reapareça, sem que você tenha mudado o campo de visão.

A explicação para esse experimento, segundo o livro é a seguinte:

“A moeda não se move. Quando você adiciona água, a luz refletida pela moeda precisa passar pela água e pelo ar e isso faz com que ela se curve sobre a borda da tigela em um ângulo diferente, permitindo que você veja a moeda novamente”

Para quem gostou do experimento da moeda e quer começar a fazer esse tipo de atividade com os filhos, dá uma olhada para a empolgação  da Gabi na hora de apresentar o vídeo abaixo. Experimentoooooo!!

Espero que estas dicas de brincadeiras ajudem no seu dia a dia com seus filhos. E se você gostou e não quer perder nenhuma novidade, faça parte do nosso grupo da newsletter. É gratuito e você recebe nossas atualizações semanalmente em seu e-mail.

 

 

 

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.