Como criar um arco-íris: experimento para crianças


Aqui em casa a gente adora fazer experimentos. Especialmente agora, que a Gabi, de 5 anos, chega para mim e pede para fazer uma descoberta nova. Eu sempre tenho uma lista de alternativas e uma das atividades recentes foi mostrar como criar um arco-íris.

Um livro de experimentos que eu super recomendo

Eu vi essa ideia do experimento num livro que eu amo. Chama-se “Grandes ideias para pequenos cientistas”, das Edições Usborne, e vem com 365 experiências. Dá vontade de fazer todas!  Foi lá que eu aprendi como criar um arco-íris com um copo cheio de água e uma folha de papel branco.

Você vai precisar do copo cheio para que a luz passe através da água e gere um arco-íris no papel branco. Funciona assim:

Segure o copo contra a luz do sol e sobre um papel branco. Num primeiro momento se o copo estiver totalmente na vertical, não acontece nada.

Mas se você inclina o copo e começa a girá-lo, tem um hora em que encontra o ângulo certo e tcharã… o arco-íris aparece!

Dependendo da intensidade do sol (quanto mais limpo o céu, melhor) e da inclinação do copo, diferentes imagens aparecem.

A explicação que o livro dá e eu vou reproduzir aqui é a seguinte: “a luz é composta por diferentes cores. Quando a luz brilha através da água, se divide nas cores do arco-íris: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta. É assim que surge o arco-íris, quando a luz do sol brilha através dos pingos de chuva.

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.