10 experimentos para fazer com crianças


Você gostava de ciências quando estava na escola? A maioria das pessoas que eu conheço associa ciências a coisas chatas. Eu acho que parte disso vem do fato da gente olhar para ciências como uma teoria distante das nossas vidas. No entanto, usar ciências nas brincadeiras pode ser extremamente divertido. E surpreendente!

Aproveitando que as crianças estão de férias, preparei uma lista de 10 experimentos para fazer com crianças. Alguns são mais trabalhosos que os outros, mas eu a Patcamargo fizemos todos e podemos garantir que as crianças adoram! É ótimo especialmente para tirar o tédio das crianças grandes (maiores de 7 anos).

1. Pintura no gelo

Com gelo, sal e corante de alimentos você faz uma brincadeira encantadora que deixa o gelo com um efeito lindo!

Brincadeiras que estimular a curiosidade dos jovens cientistas - pintura no gelo - gelo colorido

2. Saco que explode

Se eu tivesse que escolher um material inusitado para ter em casa para brincar, além do corante de alimento, que é hours concours, seria o bicarbonato de sódio. Dá para fazer tanta coisa legal com ele! O saco que explode é apenas um exemplo!

3. Tintas dançantes

Não falei que corante de alimentos é incrível? Dá uma olhada nas tintas dançantes!

4. Mentos e Coca-Cola

Essa é um clássico, né? Com a variação que a Patcamargo propôs, de fazer a Coca-Cola explodir para destruir os insetrônicos, que nem no filme Detona Ralph, fica melhor ainda!

5. Explosão de gotas

Essa é outra atividade com corantes de alimentos que tem um efeito incrível. Basta misturar com água e óleo vegetal em um copo para ter uma explosão de gotas.

Brincadeiras que estimular a curiosidade dos jovens cientistas - gotas de corante fitas no copo

6. Vulcão de lava

Que tal fazer “lava de verdade” com os pequenos? Tá, não é bem lava, porque não é quente, mas com bicarbonato de sódio, vinagre e corante dá para fazer um vulcão incrível para as crianças!

7. Saco furado

Dá para acreditar que você consegue furar um saco cheio de água e ele não vaza? Leia este post para saber como repetir em casa.

O_incrivel_saco_furado_que_nao_vaza-IMG_0640

8. Erupção de cores

O princípio é o mesmo do vulcão de lava, mas com menos necessidade de preparo antecipado. Aqui a brincadeira da erupção de cores é ver como as cores saem de cada recipiente e se misturam criando efeitos interessantes.

9. Pedra caseira

Por falar em brincadeira inusitada, essa é um que dificilmente você já viu e as crianças curtem bastante: como criar a sua própria pedra. Vai ser preciso pedrinhas, areia, cola branca e um bocado de paciência para esperar a mistureba secar, mas vale a pena!

Brincar de fazer pedra - pedra pronta

10. Flor Colorida

Para terminar, tem uma atividade mega legal para fazer com flores de verdade que é um experimento das cores. Olha só o video que preparamos para mostrar como se faz:

Gostou da nossa lista de 10 experimentos para fazer com crianças? Toda sexta-feira tem um tema diferente para inspirar o seu final de semana. Se não quiser perder nada,  inscreva-se na nossa turma da Newsletter. Semanalmente, informamos todas as novidades do Tempojunto por e-mail.

3 Comments

Comente

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.