As brincadeiras sensoriais para bebês – retrospectiva 2017


Desde que nasce, o bebê é um conjunto imenso de sensações e experiências sensoriais. E quanto mais eles têm oportunidade de descobrir novas sensações, mais contribuímos para o desenvolvimento das conexões neurais da criança.

Em 2010, o partido conservador do Reino Unido encomendou ao Instituto Smith uma pesquisa com as últimas descobertas da neurociência moderna sobre os primeiros anos de vida das crianças. O material se transformou na cartilha Early Intervention: Good Parents, Great Kids, Better Citizes (Intervenção Precoce: Bons Pais, Ótimas Crianças e Cidadãos Melhores, em tradução literal), utilizada pelo governo para orientar a adoção de políticas públicas ligadas à primeira infância.

Em uma das conclusões do documento, os autores escrevem: “As descobertas científicas recentes sugerem que é o ambiente, ao invés da natureza, que tem papel principal na criação da personalidade humana. Fisiologica e emocionalmente, as crianças precisam de um estimulante, ou seja, precisam estar em um ambiente em que se sentem seguras e amadas. Quanto mais estímulos positivos são dados a um bebê, mais neurônios e sinapses o cérebro será capaz de desenvolver”. (fonte: Revista Crescer)

Brincadeiras sensoriais

E nestes primeiros meses de vida, a atividade cerebral do bebê cresce muito e alcança seu ápice da vida. Mas isso não significa que temos que “entupir” os bebês com um milhão de atividades, aulas, estímulos de aprendizagem. A descoberta precisa acompanhar o ritmo da criança, sem estressar. A gente deu, durante o ano, dicas de brincadeiras sensoriais que você pode fazer com seu bebê. Procure fazer uma por dia. E repita várias vezes, especialmente a que ele gostar mais!

Colocamos algumas delas reunidas aqui. Mas se você buscar por “descoberta sensorial” no blog, vai encontrar muito mais brincadeiras.

Descoberta com o material da cozinha

Uma esponja e um pano novos são elementos inusitados que seu bebê gostará de explorar. Tanto aqui, quanto em todas as outras brincadeiras, é importante o alerta: brinque junto com seu filho para evitar acidentes.

Espuma colorida

Esta brincadeira é uma diversão que pode ser compartilhada com os irmãos mais velhos. A espuma é feita com o próprio sabonete de banho do bebê. E se você tiver dúvidas, use corantes naturais, como água de beterraba ou do cozimento do espinafre. O passo a passo está no post.

A experiência sensorial que ajuda na posição de bruços

Nem todo bebê gosta de ficar de bruços. Mas é uma posição importante para o desenvolvimento motor. Neste post, a gente ensina uma brincadeira sensorial que distrai seu filho, enquanto ele está de barriga para baixo.

Circuito sensorial para os pézinhos fofos

Em geral, quando falamos de descoberta sensorial, logo pensamos nas mãos e na boca do bebê. Mas que tal estimular os pés deles, com um passeio cheio de novidades? No post eu descrevi vários materiais que podem ser usados para montar este caminho sensorial.

Gelinho no verão

Se estiver calor, outra ideia é usar cubos de gelo para estimular sensorialmente os pézinhos do seu filho. O Bernardo amou a sensação!

Pintura sem sujeira, mas com interação

Pintar o corpo é uma ótima experiência. Mas é possível também despertar a curiosidade e criar uma brincadeira sensorial a partir das texturas e formatos de grãos e pedaços de macarrão. No post está descrito como construir um brinquedo, que ainda trabalha com tinta, mas deixa a sujeira longe do bebê.

Gostou das dicas? Quer alguma mais específica? Escreva aqui nos comentários que estou preparando os assuntos e as brincadeiras que iremos fazer para os bebês no próximo ano. E preciso contar que nossa Newsletter está te esperando. Toda semana, chega um email para esta lista, com todos os posts publicados, divididos por faixa etária. Além disso, novidades e promoções exclusivas também estão reservadas para quem fizer sua inscrição gratuita. É só clicar aqui.

+ Não existem comentários

Deixe sua opinião