Aprender o alfabeto de forma divertida? Sim, é possível!


Tem coisa melhor do que aprender brincando? Hoje quero dar uma dica de atividade que eu fiz com a Gabi para ela aprender o alfabeto de forma divertida.

Mas antes, deixa eu contar que aqui no site já temos um monte de brincadeiras falando sobre o desenvolvimento da linguagem e o aprendizado da leitura e da escrita. É um processo muito lindo de se acompanhar, sem pressa porque cada criança tem seu ritmo, mas que podemos estimular com atividades divertidas em casa. Se você tem interesse no assunto recomendo a leitura dos nossos posts com atividades relacionadas ao alfabeto.

Isto posto, hoje quero apresentar para vocês a Teia de Letras! Isso mesmo, Teia de Letras. É uma brincadeira que ensina a reconhecer as letras e que, ao mesmo tempo, desenvolve a coordenação motora grossa.

Como fazer uma teia de letras?

Funciona assim. Primeiro, você vai precisar de 4 ou seis cadeiras da sua casa e alguns metros de elástico ou barbante (eu usei os dois). Você vai fazer duas fileiras de cadeiras, uma em frente à outra, com uma distância de pelo menos 1 metro separando as fileiras.

Com o elástico ou barbante, você vai fazer uma teia de aranha, usando os pés das cadeiras.

Enquanto você monta a teia, apresente para a criança um conjunto de letras. Eu tenho um kit de letras de EVA para essa fase de aprendizado, mas você pode usar letras desenhadas em papel ou recortadas em revista. O importante é ter uma grande quantidade de letras e garantir que todas as letras do alfabeto estejam representadas.

Se ela já for capaz de identificar as letras, fale o alfabeto e peça para ela pegar as letras. Se for mais velha e já reconhecer seu próprio nome, peça para encontrar as letras do nome.

Repare no E virado ao contrário. É super normal nessa fase. As crianças nem sempre entendem que a direção da letra faz diferença. É só dizer que está ótimo, mas que é para o outro lado.

Com as letras separadas, peça para criança sair do ambiente e, com um pregador de roupas, pendure as letras, fora de ordem, na teia.

Chame a criança de volta e peça para ela entrar na teia e ir pegando as letras na ordem certa. Para complicar, você pode dizer que “não pode tocar nos fios da teia”

E assim, com muito movimento, a criança tem um jeito de aprender o alfabeto de forma divertida!

E que tal tirar as crianças das telas?

Bom, por hoje é só. Antes de eu terminar, deixa eu aproveitar para dizer que se você estiver precisando de mais ideias para brincar com as crianças, temos uma dica ótima que é nossa lista de 30 brincadeiras para tirar as crianças das telas. É um PDF gratuito. Aproveite!

2 Comments

Comente

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.