Brincadeira divertida para os amigos em casa


As brincadeiras das crianças podem acontecer com elas sozinhas, com algum adulto ou com outras crianças. Por isso, eu sempre gosto de ter “na manga” ao menos uma brincadeira divertida para os amigos dos meus filhos, quando vão em casa. Especialmente quando são pequenos, a gente acaba fazendo deste momento com amigos, um momento junto com a gente também.

Dia desses, minha filha Cururuca me mostrou um jeito diferente de jogar o Joquempô. Este aqui é a forma como todos conhecemos, uma brincadeira de bate-mão:

Mas na brincadeira que ela mostrou é o Joquempô Gigante. O Joquempô Gigante tem a mesma dinâmica do joquempô normal, com a diferença de que, nele, as decisões são tomadas em equipe.

Gincana com trabalho em grupo

Divida todo mundo em três grupos. Os participantes devem ficar de frente para os outras turmas. A cada nova rodada, as equipes conversam entre si para escolher entre papel, pedra e tesoura.

Você pode ser o juíz. Ao seu sinal, as equipes fazem ao mesmo tempo o gesto do que escolheram. Fiz fotos minhas com as poses desta brincadeira divertida para os amigos.

Os grupos ganham do mesmo jeito que no Joquempô: pedra esmaga tesoura; tesoura corta papel; papel embrulha a pedra.

Variações temáticas da brincadeira divertida para os amigos

É possível variar a brincadeira, com outros temas e poses. Uma delas é do urso e caçador. Olha só as poses:

Então, o urso devora o caçador; o caçador comanda a espingarda e a espingarda acerta o urso.

Outro que eu vi recentemente, foi da dona de casa, a barata e o inseticida:

Já dá para adivinhar quem ganha de quem, certo? kkkk

Bóra então convidar os amigos do seu filho para brincar. O Joquempô Gigante estimula principalmente a cooperação e a estratégia.

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.