
10 ideias para ensinar a criança a brincar sozinha
O nome do nosso projeto não é Tempojunto à toa. Nossa missão é conscientizar os adultos sobre a importância do brincar para o desenvolvimento infantil e dar soluções práticas para que pais, mães, avós, tios etc incorporem mais brincadeiras com as crianças no dia-a-dia. Isto inclui mostrar para os adultos como eles podem ensinar a criança a brincar sozinha, o que é fundamental para desenvolver a confiança, a auto-estima, a independência e a criatividade dos pequenos desde cedo.
Que tal experimentar um pouco no final de semana? Assim a criançada brinca e você até descansa um pouquinho!
Para bebês
Pode parecer estranho começar um post falando sobre bebês brincando sozinhos, né? Lógico que brincar sozinho, no caso do bebê, não é deixar a criança numa sala e ir fazer outra coisa. Quando são muito pequenos, eles precisam de supervisão durante todo o tempo em que permanecem acordados.
No entanto, é possível deixá-los explorando brinquedos sem que necessariamente você tenha que intervir na brincadeira o tempo todo. Seu papel é apenas o de oferecer o estímulo e depois observar o seu uso.
1. Cestos dos tesouros
São cestos que reúnem 15 a 20 objetos de uso cotidiano para apresentar a bebês diferentes formas, cores, sons e texturas, de maneira a promover a estimulação dos sentidos da criança. Eu fiz com a Gabi desde que ela tinha 4 meses e foram sempre um sucesso. Tanto que eu fiz o post Como fazer diferentes Cestos dos Tesouros para o seu bebê.
2. Quadro sensorial
Outra brincadeira perfeita para desenvolver a atenção e a concentração do bebê são os quadros sensoriais. Neles, diferentes materiais são colados num papelão, isopor, ou outro suporte para estimular o tato e a visão do bebê. No post Como fazer um quadro sensorial para o seu bebê a gente ensina a fazer um.
Para criança pequena
Por criança pequena, leia-se crianças de 2 a 4 anos. Dependendo da atividade, elas também vão precisar de alguma supervisão. Mas o seu papel é ficar do lado lendo um livro, por exemplo. Deixe a criança se divertir sozinha e apenas participe respondendo às suas perguntas ou fazendo elogios para a sua evolução, quando solicitado.
3. Águas coloridas
Essa é um sucesso com a Gabi desde os seus 2 anos. Eu coloco potes e colheres com água colorida e ela passa horas passando a água de um pote para o outro.
4. Cantinho de massinha
Os cantinhos são outro sucesso, tanto aqui quanto na casa da Patcamargo. Temos vários posts falando sobre isso. Você pode misturar massinha e lego, massinha e macarrão, massinha e uma infinidade de coisas para fazer a alegria das crianças. o post 10 maneiras de brincar de massinha tem várias inspirações para você.
5. Cantinho de artes
Num cantinho de artes você reúne materiais diferentes, como papel, aquarela e flanela e deixa a criança sozinha para descobrir o que fazer.
6. Cantinho dos brinquedos misturados
Outra sugestão de cantinho é reunir brinquedos que normalmente não se misturam e deixar as crianças inventarem o que fazer. Por exemplos, misturar dinossauros, carrinhos e heróis.
7. Quebra-cabeças
No post Quebra-cabeça é diversão e desenvolvimento para o cérebro, a Patcamargo mostra como brincar de quebra-cabeças é uma excelente atividade para as crianças.
Para crianças grandes
8. Zentangle
Zentagle é um método fácil e divertido de relaxar através da criação de imagens baseadas em padrões estruturados. Eu fiz um post sobre o assunto, mostrando o método tem uma série de vantagens. E a Patcamargo fez outro mostrando o seu filho de 6 anos fazendo a mesma atividade. Quem sabe seus filhos curtem.
9. Projeto de artesanato
Do que seus filhos gostam? Que tal apostar num projeto de artesanato? Aqui no blog tem vários exemplos. Você só precisa providenciar o material. Quer um exemplo? Dá uma olhada no post 5 ideias de artesanatos para crianças mais velhas.
10. Origami
Para terminar, uma outra ideia bacana que ajuda as crianças mais velhas a brincarem sozinhas é fazer origami. Aqui no blog a gente já ensinou a fazer casinha, tsuru e macacos de origami. Se você colocar Origami no google ou no Pinterest, vai aparecer muito mais.
Toda sexta-feira tem um tema diferente para inspirar o seu final de semana com as crianças. Se não quiser perder nada, inscreva-se na nossa turma da Newsletter. Semanalmente, informamos todas as novidades do Tempojunto por e-mail.
[…] expor a criança à determinadas atividades que exigem bastante concentração e não intervir. Aqui tem algumas […]
Não me ajudou muito porque eu não queria brincar disso e tambem não dava aqui em casa mais agradeço mesmo se não tiver me ajudado
Que pena que não conseguimos ajudar. Quem sabe na próxima?
Gostei. Muito. Adoro. Brincar. Destas. Brincadeiras. E. Tenho. Um. Irmãozinho. Então. Foi. Muito. Útil. Obrigado.
Obrigada, Grazi!