Top 10 brincadeiras que só precisam de 5 minutos


A Patricia Marinho gravou um vídeo para o nosso canal no Youtube com Top 10 brincadeiras que só precisam de 5 minutos. Role o post para ver o vídeo. E vamos compartilhar essa lista por aqui também. Assim você também pode consultar facilmente quando quiser. Afinal, quantas vezes você já não teve a sensação de que não tem tempo para brincar com seus filhos? Por isso, nós gravamos o vídeo e criamos esse post para você parar de reclamar da falta de tempo e fazer do tempo que você tem um tempo de qualidade com seu filho.

Como a Pati explica no vídeo,  se você brincar com seu filho – mesmo que seja por 5 ou 10 minutos contados no relógio – todos os dias, certeza que você vai ter um relacionamento melhor com ele! Então, bóra dar uma olhada nas nossas brincadeiras? Primeiro o vídeo para quem prefere assistir e depois as brincadeiras em texto para quem prefere ler.

01 – Sopro na bolinha

Essa brincadeira é super divertida e precisa de pouco material. Bastam pelo menos 3 copos, uma bolinha de pingue-pongue e uma jarra com água. Então, o desafio é conseguir passar a bolinha o mais rápido possível. Com um detalhe para complicar: sem derrubar a água! Aqui neste post nós explicamos direitinho como fazer. Ah! É rapidinho de brincar e tenho certeza que as crianças vão amar brincar de sopro na bolinha com você.

02 – Descolar fita crepe

Talvez essa seja a ideia mais simples das nossas 10 brincadeiras que só precisam de 5 minutos. Simples, mas divertida e com a vantagem de que você pode fazer em qualquer lugar. Seja em casa, no restaurante ou na espera pela consulta, ela faz o maior sucesso entre as crianças. Clique aqui para ver o nosso post em que falamos sobre brincar de descolar a fita crepe e depois de ler, você nunca vai esquecer de levar uma fita crepe na bolsa!

03 – Lego no palito

Um palito de picolé para cada um e as pecinhas de Lego para empilhar é tudo o que você precisa para fazer essa brincadeira que mostramos neste post. Em cinco minutinhos você reúne as crianças e vamos ver quem consegue equilibrar mais peças de lego em um palito de picolé? Aliás, sem deixar cair! As crianças se divertem com você e tenho certeza que guardarão esse momento nas memórias felizes da infância.

04 – Corante no leite

Claro que essa brincadeira você pode fazer a qualquer hora, mas imagine surpreender as crianças no café da manhã? A Pat Camargo contou neste post aqui como ela fez essa brincadeira que envolve ciências e cria momentos de encanto para as crianças. Então, já que o leite estará na mesa do café, acrescente um prato raso grande, corante de alimento, detergente de cozinha e cotonete. Uma surpresa para começar o dia 5 minutos de alegria com as crianças. 

05 – Encontrar feijão na massinha

O dia está super corrido e você está cansado ao ponto de nem lembrar de que brincadeira pode fazer com as crianças. Então, temos mais uma sugestão aqui. Basta reunir a massinha de modelar e alguns feijões, ou qualquer outro grão que você tem em casa e está pronta a brincadeira, Junte o feijão na massinha e peça para a crianças encontrarem. Como a Pat Camargo explica neste post aqui, vale tudo para encontrar o grão: rasgar pedaços da massinha com o dedo, ir “pinçando” ou “cutucando” a massinha até encontrar o feijão.

06 –  Desenho na bexiga

Mesmo só com cinco minutinhos, aproveite e faça uma surpresa para as crianças. Quando elas chegarem em casa  já deixe as bexigas cheias e as canetinhas separadas. Sente no chão com elas e bóra desenhar! Depois que elas já conhecerem a brincadeira, combine com elas para que façam desenhos durante o dia – enquanto você trabalha, viaja ou sai para seus compromissos – e quando estiverem todos em casa podem ver os desenhos de cada um. Aliás, deixe uma bexiga no carro para você e chegue em casa com ela pronta! Surpreenda as crianças.

07 – Borrifador de água

Tem 5 minutos? Pegue o borrifador, aquele que você usa para jogar uma água nas plantas e chame as  crianças para fora de casa. É uma brincadeira super empolgante sim! Então, dá uma olhada neste post que a Pat Camargo escreveu para falar da brincadeira e, assim como ela fez , já combine com as crianças que “acabou a água, acabou a brincadeira”. Divirta-se com elas!

 

08 –  Corrida de aviões

Papel e fita crepe (olha ela aqui de novo!). É só o que você precisa para brincar 5 minutinhos com seus filhos. Para entender como funciona essa brincadeira super divertida, é só clicar aqui. A Patricia Marinho brincou com a sua filha mais velha, a Carol e foi a maior diversão!

09 – Palmas no papel

Outra brincadeira que a Patricia fez com a Carol e publicou aqui no site do Tempojunto é palmas no papel. A dica ela viu no livro Jogos para todo ano e como você pode ver nesse post aqui, a brincadeira precisa de pelo menos dois participantes, com idade mínima de 5 anos, e cada um deles deve ter uma folha de papel A4 nas mãos. Bóra brincar?

10 – Não pise na linha

Essa brincadeira é tão legal e tão simples! Você pode fazer com as crianças enquanto caminham na, no shopping, em tantos lugares! Você chama as crianças e coloquem as regras como, por exemplo, não pode pisar nas linhas brancas ou pretas. Ou ainda, dando uma olhada no chão, pode pisar em uma parte do piso e em outra não. Assim até a caminhada pode virar uma brincadeira.

Então, gostou das nossas Top 10 brincadeiras que só precisam de 5 minutos? Se você quiser ainda mais ideias, daquelas que resolvem algumas das preocupações de mães e pais, temos aqui mais 30 brincadeiras para tirar o seu filho do celular. Clique aqui ou na imagem cadastre seu e-mail e receba gratuitamente um PDF com as nossas 30 ideias.

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.