fbpx

Digite o que gostaria de pesquisar e clique para buscar. Pressione Esc para cancelar.

Técnica de pintura com sal: arte e ciências para crianças


Bóra aprender uma atividade criativa diferente? Hoje vou mostrar a técnica de pintura com sal que fiz com a Gabi e ela amou. Tanto que já repetimos algumas vezes.

Quem segue o blog sabe que eu adoro as atividades de artes para crianças. Tanto que o que não falta aqui é em casa é material para fazer brincadeiras criativas.

Aliás, se você tiver interesse em ter recomendações sobre que materiais ter em casa, nós temos um PDF gratuito como uma lista de material recomendados. É só preencher o formulário para baixar o seu.


Na dica de hoje você vai precisar de:
. sal (comum, de cozinha)
. cola branca
. papel para pintura em aquarela (precisa ser mais grosso que o sulfite tradicional. O ideal é que tenha pelo menos 140 gramas)
. tinta aquarela
. pincéis
. um tabuleiro

O detalhe aqui é a tinta. Precisa ser uma tinta bem diluída em água. Eu falei de aquarela, porque eu tenho aquela que vem em tubo e a gente mistura com água bem facilmente.

É legal, porque só o processo de preparar a tinta já é parte do experimento. A Gabi até usou a pipeta que veio em um kit de ciências para colocar a qualidade de água “perfeita” em cada espaço da paleta.

Se você não tiver esse tipo de aquarela em casa, o que é bem comum, por sinal, acho que pode tentar com aquarela em pastilha, tinta guache bem diluída ou mesmo água com corante de alimentos.

Com a tinta pronta, vamos fazer a atividade.

Aprenda uma técnica de pintura com sal, cola branca e aquarela

O primeiro passo é usar a cola branca para fazer os contornos de um desenho na folha de papel.

A criança vai usar a cola até ficar satisfeita com o resultado. A Gabi fez um arco-íris com um sol.

Em seguida, precisamos jogar o sal na cola de modo que cubra todo o desenho.

Reparou que a Gabi está usando um tabuleiro como suporte para fazer a arte. É porque assim fica mais fácil tirar o excesso de sal!

O desenho pronto fica assim:

Agora é hora de pintar com a aquarela. Não precisa deixar a cola secar. O fascinante é ver como a tinta “Viaja” no sal. Você coloca uma gota com o pincel e a tinta de espalha (por isso a necessidade de ser uma tinta bem diluída em água). Essa é a parte científica da atividade. Os cristais de sal absorvem a tinta e vão fazendo ela se espalhar, sem cair no papel.

No final, olha a lindeza que a Gabi produziu!

Se você se animou com essa ideia, não deixe de ter a sua casa preparada para estimular a curiosidade das crianças. Pegue já o seu PDF com a lista de materiais para ter uma casa criativa.

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

 banner-mobile COM SEXTA TURMA