10 dicas para começar o ano com leveza na criação dos filhos


Primeiro dia do ano é sempre tempo de esperança, não é? Claro que não precisamos nem dizer que o ano anterior – 2020 – foi muito desafiador, por causa da pandemia de Covid-19, mas vamos olhar para os próximos 365 dias que temos pela frente. Aliás, como dizemos por aqui no Tempojunto, sempre é tempo de fazer melhor, de acertar, de recomeçar! Então, vamos para as nossas 10 dicas para começar o ano com leveza na criação dos filhos!

Nossas dicas foram baseadas nas resoluções de Ano Novo do Tempojunto que compartilhamos aqui com você. Não é regra e nem lista de tarefas para cumprir. São escolhas que podemos adotar nas nossas vidas e que recomendamos que você deixe como um lembrete para voltar e olhar sempre. Aliás, também falamos das resoluções neste vídeo aqui. Várias opções para você não perder nossas dicas para ter mais leveza na criação dos filhos.

Vamos para as dicas?

01 – Transformar o ordinário em extraordinário

Você conhece a música Cotidiano do Chico Buarque que diz “todo dia ela faz tudo sempre igual”? As vezes, a sensação que temos como mães e pais é essa. Muitos pratinhos para equilibrar em uma rotina estressante. Mas. sabia que tem um jeito de trazer leveza na criação dos filhos mesmo com esse dia a dia corrido que temos? O jeito é adotar uma atitude brincante! Ficou curiosa? Então, prepara um chá, um suco ou café, separa 5 minutinhos e assista ao vídeo 10 formas de ser mais feliz sendo pai ou mãe: você precisa da ATITUDE BRINCANTE.

02 – Fazer o melhor com o que temos

Com a vida corrida que temos, as vezes ficamos com pouco tempo para brincar com nossos filhos. Será que dá para fazer algo a respeito? Claro que dá! Então, que tal fazer o melhor com o tempo que você tem, trazendo mais leveza na criação dos filhos e brincando? Uma sugestão é o vídeo 10 dicas para ter mais tempo com os filhos.

03 – Manter a calma mais vezes ao dia

Muitas vezes, no dia a dia de uma rotina sem pandemia já era difícil manter a calma com os filhos. Em 2020, não dá nem para explicar o quanto isso ficou mais complicado. Por isso, especialmente para quem quer manter a calma com os filhos pequenos, que muitas vezes não entendem o motivo da nossa irritação, nós gravamos o vídeo com 10 dicas vão fazer seu dia a dia mais leve com seus filhos. Assista e depois conta para a gente se te ajudou =)

04 – Lembrar que o brincar faz bem para mim

Você sabia que brincar alivia o estresse dos adultos, além de evitar o sedentarismo e melhorar as relações sociais? A Patricia Marinho falou sobre isso junto com a Dra Ana Escobar, aqui no programa Bem Estar que passava na Rede Globo. E nós gravamos um vídeo que traz um pouco o brincar para a vida dos pais. O título do vídeo é Como ser uma mãe melhor sem culpa. Mas você pode estar se perguntando como assim colocar brincar, culpa, maternidade no mesmo “cesto”?  Ah! Nada de spoiler. Assista ao vídeo para entender.

05 – Pintar a mão, o pé, o corpo, a alma de colorido

Fazer coisas novas, seja só para você ou com as crianças, também é uma maneira de colocar mais leveza na criação dos filhos. Por isso,. que tal separar plástico bolha, guache e papelão, e se divertir pintando com os pés? Sim! Não só as crianças, tá? Você também, junto com elas, para curtirem esse tempo junto. Aliás, até depois do pintar, na hora de lavar o quintal ou a varanda, dá para brincar e se divertir. Lembra dos banhos de mangueira da sua infância? Então, aproveite para relembrar e com essa mistura de tinta, água, brincadeira e risada você vai pintando a sua alma de colorido. A sua e dos seus filhos =)

06 – Fazer ao menos 1 brinquedo caseiro

Fizemos questões de contar para te dizer que temos 173 posts com dicas de como fazer brinquedos caseiros aqui no site. Vários tipos de brinquedos, para todas as idades e com materiais simples que você tem em casa. Para ver os posts é só escrever “brinquedo caseiro” aqui na lupinha do site. Ficou difícil escolher um para ilustrar nossa dica, mas separamos um vídeo em que a Patricia Marinho mostra como fazer dois instrumentos musicais caseiros: um violão de caixa de papelão e um tambor de lata de bexiga. Faça junto com as crianças e comece a diversão já antes de ter o brinquedo pronto.

07 – Correr, cantar ou dançar até cansar

Aproveitando que mostramos como fazer instrumentos musicais caseiros, vamos te dar outra dica para trazer leveza na criação dos filhos usando a música como tema.Afinal, a música traz vários benefícios para as crianças como criatividade, aquisição de vocabulário, coordenação, memória, contato com a matemática e vários outros. E mais: traz diversão e leveza para você também. Então, assista ao vídeo e bóra soltar a voz  e encher a casa de alegria.

08 – Incentivar que meu filho brinque com crianças diferentes dele

Se você colocar a palavra empatia no Google, você vai encontrar 35.500.000 resultados. Nessas milhões de referências, tem dicas e mais dicas para aprender a ser mais empático. Mas como ensinar as crianças a ter empatia, compreendendo os sentimentos das outras crianças e adultos, calçando os  “sapatos” dos outros? Será que dá para ensinar a ter empatia e a respeitar as diferenças?

Claro que dá! Você só precisa incentivar seu filho a brincar com crianças diferentes dele. Para te ajudar nessa missão, nós gravamos o vídeo 5 brincadeiras para ensinar seu filho a RESPEITAR as diferenças.

09 – Escutar meu filho antes de falar

Uma das atitudes que você pode adotar para entender melhor seu filho é ouvi-lo. E conhecer melhor seu filho é uma das coisas que a brincadeira te ajuda no dia a dia. Por isso, no vídeo 7 passos simples para você entender melhor seu filho que trouxemos para você, o primeiro passo é ouvir mais do que falar. Dá uma olhada no vídeo:

Ouvir é importante e conversar também, não é? Porém, sabemos que você também às vezes fica frustrado quando seu filho só responde “legal” ou “tudo bem” para as suas perguntas… Por isso, temos 3 dicas rápidas e práticas para te ajudar a conversar com seu filho.

10 – Olhar o mundo com os olhos do meu filho

Você acha que quando seu filho olha para você ele vê uma mãe que não é boa o suficiente? Não!!!! Isso é, muitas vezes, como você se sente. Mas vou te contar um segredo: não existe mãe perfeita! Então, assista ao vídeo que a Patcamargo e Patricia Marinho gravaram e, entre as dicas, adote na sua casa o Dia Internacional da Preguiça. Adote a leveza, olhe o mundo e, principalmente, olhe para você com mais leveza e compaixão. Tenha paciência com as crianças, mas também tenha paciência com você. Coloque nas suas resoluções cuidar de si e aprender que tudo bem não estar bem. Seja feliz, cuide-se e cuide dos seus 🙂

Gostou das nossas 10 dicas para começar o ano com leveza na criação dos filhos? Esperamos que sim e desejamos que você e sua família tenham um Ano Novo maravilhoso, cheio de saúde, paz e muitas brincadeiras. Reforçando aqui, mais uma vez, a importância do diálogo, aproveite e clique aqui para receber um PDF com dicas para ter uma conversa com seu filho. Coloque em prática e depois conta para a gente como foi.

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.