Brinquedo caseiro fácil de fazer: labirinto de rolo


A dica de hoje é transformar rolos de papel higiênico e  uma caixa de papelão em um brinquedo caseiro fácil de fazer: um labirinto. Ele vai ser bom para desenvolver tanto a coordenação olho mão, quanto a concentração e a paciência das crianças!

Como fazer labirinto de rolos de papel higiênico

Desde que eu vi a ideia deste labirinto no site Frugal Fun for Boys And Girls fiquei com vontade de repetir em casa. E foi ótimo!

Você vai precisar de:
. caixa de papelão
. rolos de papel higiênico vazios
. tinta colorida (ou canetinhas)
. cola quente (ou fita dupla face)
. 3 bolinhas (pode ser até bolinha de papel amassado)
. papel cartolina

Comece cortando as abas que fecham a caixa de papelão

Em seguida recorte a cartolina no formato do fundo da caixa. Ela vai servir para cobrir as irregularidades do fundo e deixar a superfície mais uniforme. Assim as bolinhas vão rolar pelo labirinto com mais facilidade. Eu usei fita dupla face para prender a cartolina no fundo da caixa.

O próximo passo vai ser pintar os rolinhos, cada um de uma cor. A quantidade necessária de rolinhos vai depender do tamanho da caixa de papelão. Daqui a pouco vou explicar porque os rolinhos devem ser coloridos.

Eu usei fita dupla face para prender o rolinho pintado no fundo da caixa.

Para terminar a fase de montagem do brinquedo, fixe os rolinhos no fundo da caixa, formando um percurso.

Como jogar?

Eu disse que era um brinquedo caseiro fácil de fazer, não é verdade? Agora que o brinquedo está pronto, hora de jogar! Existem várias maneiras e aproveitar o brinquedo. Você pode variar em função da idade da crianças.

Modo de jogar 1:

Coloque uma bolinha no labirinto e peça para a criança fazer a bolinha passar pelos rolinhos de papel higiênico

Modo de jogar 2:

Crie um percurso a partir das cores. Você fala uma sequência de cores e a criança tem que passar a bolinha no rolo nesta sequência.

Modo de jogar 3:

Coloque mais de uma bolinha em jogo!

Se você quiser conhecer outras opções de labirinto, veja o post 10 ideias de labirintos caseiros para fazer com as crianças. Para se inspirar com outras ideias divertidas, baixe o nosso PDF gratuito com 30 brincadeiras para tirar as crianças das telas.

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.