Como ser criativo? A resposta começa na infância!


Como ser criativo? Essa é uma pergunta que todo adulto precisa se fazer se quiser ser bem sucedido no mercado de trabalho. A criatividade é uma das principais competências do século 21. E é fundamental para quem precisa se manter atualizado em um mundo em constante mudança. A capacidade de ser criativo na infância começa na infância. Mas como fazer para estimular a criatividade?

Todo mundo nasce com potencial criativo. No entanto, como explicamos no post 7 motivos para estimular a criatividade na infância, esse potencial vai caindo ao longo do tempo se não for estimulado. A consequência é ver adultos que não se acham criativos e capazes de inovar. Como fazer para evitar que isso aconteça? Você pode fazer muita coisa, começando por entender o impacto que suas atitudes no dia a dia podem ter na infância.

Como estimular a criatividade?

Fácil! Com brincadeiras! No vídeo a 10 brincadeiras que estimulam a criatividade das crianças, a gente dá vários exemplos. Hoje  eu vou detalhar mais um tipo de brincadeira, desta vez  com peças soltas.

Se você nos segue há tempos, já deve ter lido algum post falando sobre os cantinhos. Neles, os adultos separam materiais e deixam as crianças livres explorar.  No caso da atividade deste post, eu fiz um pouco diferente. Eu separei materiais, partindo de um pedaço de isopor que apareceu por aqui, mas dei um desafio para a Gabi: construir um robô.

Nesta foto as peças soltas são os palitos, as tampinhas de garrafas, as miçangas… São itens que tem uma determinada função e que, quando colocados à disposição das crianças, permitem que elas explorem a sua imaginação.

Com um mesmo conjunto de materiais as crianças conseguem encontrar várias maneiras de criar. É justamente com o exercício de exploração, de pensar caminhos diferentes, que ela fica mais criativa.

No fim, o resultado foi esse aqui! Não ficou legal?

Para quem quer saber mais sobre o assunto, Tempojunto tem a Semana da Criatividade na Infância. Uma semana de aulas online, gratuitas, com todas as informações que você precisa para, na prática, incentivar a criatividade do seu filho em direção a todas as áreas do conhecimento. Esperamos você por lá!

 

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.