10 atividades de ciências simples e criativas


Antes do Covid-19, você já tinha se perguntado como são feitas as vacinas, os testes para estudos e aprovação, qual o conceito de uma pandemia ou o que são variantes de vírus? Pode ser que sim e você pode até já ter estudado esses temas na escola. Mas, sem esquecer o lado triste de tudo isso, nunca a ciência ficou em tamanha evidência para nós, adultos, e para as crianças. Estamos o tempo todo ouvindo sobre as novidades, a evolução das pesquisas e, certamente, dando mais valor aos nossos cientistas.  Ah, então é por isso que o tema do post de hoje é 10 atividades de ciências simples e criativas?

Bom, a resposta é sim. Afinal, é uma oportunidade incentivar as crianças em algo que já natural para elas.  Como disse o astrofísico Neil deGrasse Tyson neste vídeo aqui: “As pessoas me perguntam: o que eu faço para meu filho se interessar por ciências? Ele já está interessado em ciências… Crianças já nascem cientistas!’.

Então, as nossas 10 atividades de ciências simples e criativas são sugestões para incentivar e surpreender as crianças. Além de explicar conceitos de física, matemática, biologia, geologia e outras mais, de um jeito leve e surpreendente. Bom, que tal chamar as crianças e escolher com elas qual a ideia que farão primeiro?

01 – Experimento musical

Sabe o video que mencionei acima? Aquele do Neil deGrasse Tyson? Tem um trecho em que ele fala algo muito curioso: “As crianças vão até a cozinha, pegam potes e panelas, e começam a batucar. E qual é a primeira coisa que os pais falam? Pare de fazer todo esse barulho! Pare de batucar. Você está sujando as panelas… Você acabou de estragar todo um experimento acústico“.

Afinal, experiência musical não precisa ser aprender a tocar um instrumento. Batucar, fazer barulhos só com o corpo, cantar no chuveiro.. tudo isso são atividades de ciências relacionadas ao som e todas são ótimas para ensinar e divertir. Então, nossa primeira ideia é fazer um xilofone usando copos e água, além de um corante para dar um ar ainda mais divertido. Para entender como fazer o xilofone é só clicar aqui.

Foto: Drika Trevisan

02 – Experimento sobre densidade e solubilidade

O nome pode ser quase um ‘enigma”, mas estamos falando daquele experimento de água e óleo. Uma das atividades de ciências mais simples e que muitos de nós, adultos, já fizemos. Porém, essa atividade explica o que é densidade – que é a relação entre o peso e o volume ocupado por uma matéria, e a solubilidade – que é a capacidade que uma substância tem de se dissolver em um líquido. A Patricia Camargo escreveu um post em que  nos mostra essa atividade de ciências, incluindo uma variação que é o uso do corante. Será que mistura? Vem aqui no post para saber e fazer essa experiência que também é ótima para fazer com crianças pequenas.  

03 – Experimento sobre ponto de fusão

Você já viu, pessoalmente ou pela internet, aquelas imagens de muita, muita neve cobrindo as ruas de cidades dos Estados Unidos ou Europa?  É lindo, não é? Lindo, mas pode trazer alguns problemas. As vezes, nem dá para sair de casa. Então, será que a solução não é jogar água para derreter a neve? Não.

Mas como mostrar essa situação e explicar para as crianças que é  o ponto de fusão que indica jogar sal e não água na neve? Fácil, brinque com elas de pintura com sal. Neste post aqui a Patricia Camargo fez essa atividade de ciência que ficou ainda mais interessante quando ela acrescentou corante a experiência.

De um jeito leve e divertido, ela mostrou aqui o que o sal faz em um cubo de gelo. Viu como uma simples imagem de ruas cheias de neve pode levar a muitas maneiras de incentivar o estudo das ciências para as crianças?

04 – Experimento sobre reação química

A nossa quarta ideia entre as 10 atividades de ciências simples e criativas é sobre Química. Um experimento simples, com materiais que você tem casa, e que sempre causa uma surpresa, além de diversão.  É um vulcão com lava de verdade. Mas, calma! Você pode fazer no quintal ou no jardim, mas pode fazer dentro de casa usando uma bacia. Assim, se você tem “medo de bagunça”, não precisa se preocupar.

Está tudo explicado aqui, neste post que a Patricia Camargo e mostra todo o passo a passo. Tem até um vídeo e nada de bagunça rsrs.  O que você vai ver são as crianças surpresas aprendendo sobre reações  químicas. Nesse caso, a reação química entre o vinagre e o bicarbonato que gera o ácido carbônico e gás carbônico, que provocam as bolhas da “erupção” ou a “lava”.  Bóra brincar com as crianças?

05 – Experimento sobre o Princípio da Impenetrabilidade

Certamente você já ouviu a frases “dois corpos não podem ocupar, simultaneamente, o mesmo lugar no espaço”. Essa é a explicação do Princípio da Impenetrabilidade que pode, a princípio,  parecer difícil de entender pelas crianças. Mas, aqui neste post, a Patricia Marinho nos mostra uma atividade de ciências que a sua filha mais velha, a Carol, ensinou para ela.

A atividade nos mostra as propriedade do ar e o Princípio da Impenetrabilidade de um jeito simples, criativo e diferente que, certamente, as crianças vão se surpreender.

06 – Experimento sobre permeabilidade

O que você responderia para uma criança se ela te perguntasse: ‘para onde vai a água da chuva”? Você poderia dizer que ela penetra na terra e vai para os rios e lagos, por exemplo. Mas, principalmente as crianças que moram nas grandes capitais, elas podem acrescentar a essa pergunta: ‘mas por que tem enchente?”.  Bom, você pode responder que é porque as cidades estão cheias de concreto – asfalto – que a água não tem como entrar na terra.  Simples, não é? 

Mas, quer um jeito prático, criativo e visualmente simples de fazê-las entender? Veja este post aqui que a Patricia Marinho escreveu, mostrando como ela fez uma atividade de ciências mostrando para a Gabi, sua filha mais nova, o que é permeável.  Aproveite e, na próxima chuvarada que cair por aí. chame as crianças e explique o que está acontecendo.

07 – Mais um experimento sobre reação química

Crianças adoram mistérios como aqueles que os detetives dos quadrinhos resolvem, não é? Então, que tal propor a elas criar uma tinta invisível para brincar de mensagem secreta? A Patricia Camargo fez essa atividade de ciências brincante com seus filhos usando apenas suco de limão, pincéis, papel e secador de cabelo. Está tudo explicado aqui neste post, mas imagina a carinha das crianças só ao encontrar esses materiais reunidos quando você chamá-las para brincar!

Vocês brincam e elas aprendem sobre como um ácido reage com o calor e como fica incolor quando misturado em uma solução aquosa, é incolor. Ah! Esse experimento também ajuda a explicar por que não devemos sair ao sol quando nossa pele estiver suja de suco de limão, para que ela não fique com aquelas manchas escuras e pode até ser perigoso.

08 – Experimento sobre magnetismo

Você pode explicar para as crianças que magnetismo é o fenômeno de atração ou repulsão entre determinados corpos. A definição está correta, mas fica muito fácil de entender com a aquela velha brincadeira de atrair materiais usando um imã. Brincadeira por que é curioso e divertido, mas na verdade essa é uma atividade de ciências.

Neste post aqui, a Patricia Marinho nos mostra os experimentos que ela fez com a Gabi usando um imã e vários outros materiais, mostrando o que é atraído e o que é repelido. Tudo de um jeito diferente e que dá para ver nas fotos a concentração e a curiosidade na fotos da Gabi.

09 – Experimento sobre refração da luz

Um tijelinha, água e uma moeda. Está pronta a atividade de ciências sobre refração da luz! Explicamos direitinho como fazer esse experimento e o que é refração da luz neste post aqui, que a Patricia Marinho escreveu. A ideia foi inspirada no livro Grandes ideias para pequenos cientistas que contém 365 experiências científicas para fazer em casa! Uma ótima dica, pois as experiências podem ser feitas dentro de casa e tem uma para cada dia do ano.

10 –  Experimento sobre acústica e amplificação do som

O nome do experimento é grande, mas a ideia é muito simples. Como a Patricia Marinho mostra neste post aqui, você pode fazer um megafone caseiro e com ele ensinar às crianças sobre como as ondas de som podem viajar até mais longe usando o ‘brinquedo”. Imagine a carinha de curiosidade delas ao perceber a diferença de falar bem perto do bocal ou um pouco afastadas! Além disso, você poderá mostrar para elas como direcionar o som para algum lugar ou pessoa.

Ah! Se você acrescentar um ensinamento sobre linguagem e a origem das palavras, também pode explicar que a palavra megafone vem do grego “megas”, que significa grande e da palavra “fone” que significa voz. Viu como com apenas uma cartolina e fita crepe dá para apresentar um mundo de possibilidades para a crianças?

Gostou das nossas 10 atividades de ciências simples e criativas? Ah! Queremos aproveitar para te convidar para a Semana da Criatividade do Tempojunto com  muitos mais dicas de brincar, além de informações científicas e práticas sobre o desenvolvimento da criatividade dos filhos. Se você se interessou, veja aqui abaixo como se inscrever para a Turma 2 que acontecerá de 06 até 09 de abril, totalmente online e gratuita.

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.