7 passos simples para despertar a criatividade do seu filho


Quando falamos de despertar a criatividade das crianças, uma das primeiras coisas que nos vêm à mente é: criança tem muita criatividade.

Entretanto, ao falarmos do mesmo assunto, mas sobre adultos, a sensação é a contrária: há bem menos adultos criativos.

Por que isso acontece?

Em parte, porque nossa tendência como pais é, inconscientemente, podarmos a criatividade dos filhos ao longo do crescimento, para que se encaixem no jeito de ser das coisas.

Mas também porque acreditamos no mito que algumas pessoas nascem criativas e outras não. Porém, o que a ciência nos diz de novidade é que todos nascemos com potencial criativo. E que há, sim, como despertar o potencial de criatividade que seu filho tem desde que nasceu. Para que ele não perca ao longo da vida.

E são passos simples que você pode adotar no dia a dia.

Despertar a criatividade é não deixar morrer o que já existe

Já escrevi em outro post sobre 3 atitudes nossas que atrapalham o desenvolvimento da criatividade e outras 4 que ajudam. Elas estão aqui.

Mas para trazer estes conceitos para a prática do dia a dia, listei os 7 passos simples que você adota no dia a dia da sua casa, na relação com seu filho e que vai despertar o potencial criativo que ele tem.

Passo 1 – Esvaziar a mente

Nada a ver com meditação. Esvaziar a mente aqui significa deixar nossos conceitos pré-determinados. Os preconceitos que acabamos transferindo aos nossos filhos nos comentários do dia a dia.

Por exemplo: o céu é azul. Será? No universo o “céu” é negro e estrelado. Em Vênus talvez possamos vê-lo verde. Dependendo o dia, o pôr do sol tem uma linda cor violeta.

Mostre a seu filho que ele pode estar aberto a outras possibilidades sempre.

Passo 2 – Dar tempo

A gente fala isso em praticamente todos os textos sobre criatividade e imaginação. Tempo para brincar, tempo para não fazer nada, tempo, tempo, tempo. Alivie a agenda do seu filho, e deixe que ele tenha tempo livre.

Passo 3 – Entender o contexto

Para a criatividade ter valor, é preciso saber em que contexto ela será útil. Não dá para inventar só por inventar. E como fazer para ajudar seu filho a entender um cenário ou contexto de alguma coisa:

Para crianças pequenas, deixar que explorem e descubram.

Conforme forem crescendo, fazer perguntas sobre histórias, sobre filmes, sobre alguma coisa que escutam na rua.

Brincar de desenhar a partir de um ponto de vista e mudar o ângulo para desenhar de novo o que está vendo.

Medo do julgamento

Passo 4 – Exercício do cérebro

O cérebro humano é fantástico porque está sempre se atualizando, renovando, mesmo em nível neural. A plasticidade do cérebro é o que nos dá a certeza de podermos ser melhor sempre.

Como um músculo, o cérebro precisa de exercícios. E o melhor exercício para as crianças são as brincadeiras.

Passo 5 – Ter voz e vez

Uma das barreiras do despertar a criatividade é o medo de ser julgado, criticado e ridicularizado. Para nossos filhos superarem isso com mais facilidade, precisam ter autoconfiança.

Por isso, não custa nada deixar seu filho dar opinião no que ele puder. Ou prestar atenção de verdade quando ele fizer um teatrinho, ler uma história, cantar para você ou mostrar um desenho.

E se tiver que criticar, pode. Mas da forma que não seja um julgamento. Que elogiar? Elogie, mas ser ser superficial.

Despertar a criatividade é incluir o novo

Passo 6 – Ser organizado

Em algum momento, as ideias criativas precisam de foco e organização para se tornarem realidade.

Ajudar nas tarefas da casa é uma forma de fazer isso.

Outra maneira é deixar seu filho opinar na hora de organizar brinquedos, materiais escolares, de arte ou livros e gibis. E deixar que ele faça isso no dia a dia.

Passo 7 – Adicionar em lugar de substituir

Se seu filho se deparou com uma ideia diferente do costume da sua família, ajude-o a adicionar esta ideia ao que vocês já sabem. Quando pensamos em substituir, é mais fácil rejeitarmos uma nova ideia, opinião e costume.

Ao estimularmos o hábito de adicionar, a tendência da criança é crescer mais aberta a ouvir o novo.

Se o assunto Criatividade dos Filho te interessa, a Semana da Criatividade do Tempojunto foi feita para você. Ela acontece algumas vezes no ano, ao vivo, com as Patricias do Tempojunto explorando o tema e tirando dúvidas. Para participar da próxima, acesse aqui e se inscreva. Entraremos em contato.

2 Comments

Comente

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.