Atividades de artes desenvolvem a confiança das crianças


Eu sempre gostei de fazer atividades de artes e passei a gostar ainda mais com as minhas filhas. O primeiro post aqui do Tempojunto, em 2014, foi justamente de uma atividade artística. Desde então, eu fiz muuuuuuita arte com as minhas filhas.  No início era por prazer. Mas aos poucos, com meus estudos, “fazer criatividade” como diz a minha filha Gabi, passou a ser uma forma de promover o desenvolvimento das meninas. É o famoso unir o útil ao agradável.

O papel das atividades de artes no desenvolvimento das crianças

Acho que falar que fazer uma atividade artística ajuda no desenvolvimento da criatividade é bem óbvio, né? Em geral, a primeira coisa que vem na cabeça quando falamos em criatividade são manifestações artísticas de pessoas geniais.  Mas a criatividade vai muito além disso e as atividades de artes também!

A Kathy Hirsh-Pasek, psicóloga especialista em desenvolvimento infantil que a gente ama fala o seguinte no seu livro Becoming Brilliant:

“A arte ajuda a desenvolver a confiança das crianças. Lá não tem certo ou errado.  A arte ajuda a desenvolver hábitos da mente. Por exemplo ‘se engajar e persistir’. ‘imaginar’, ‘expressar’ e ‘refletir’. Todos esses hábitos alimentam a criatividade e a confiança necessária para inovar”

Eu achei ma-ra-vi-lho-sa a noção de que a arte constrói confiança e consigo ver isso nas minhas filhas. A confiança é fundamental para assumir riscos e conseguir inovar. Trata-se de uma habilidade que todo mundo precisa desenvolver para ser bem sucedido no século XXI.  E o melhor é que não precisamos matricular nossos filhos em um monte de cursos para isso. Basta estimular as atividades de artes!

A gente fala mais sobre a criatividade e como ela se desenvolve na Semana da Criatividade (COLOCAR LINK). Uma semana de aulas online gratuitas em que mostramos como a criatividade se desenvolve e damos dicas práticas do que fazer para desenvolver a criatividade e a confiança dos seus filhos.

Mas você não precisa gostar de artes para estimular o seu filho

Você chegou até aqui e está pensando “mas Patrícia, eu não gosto de atividades artísticas”, ou então “eu não tenho habilidade para isso”.  Pois saiba que você pode estimular seus filho, mesmo sem gostar. Livros, visitas a museus e até programas de TV podem ajudar. Foi com o Art Attack, da Disney, que a Gabi conheceu o método de fazer arte com objetos. Mais especificamente com o quadro  Arte Gigante

Bastou uma inspiração para que a Gabi desenvolvesse a sua própria forma de fazer arte. Com objetos que ela encontrou em casa, primeiro ela fez o rosto da Mônica, a baixinha querida criada pelo Maurício de Souza.

E depois fez o corpo todo!

Eu não fiz nada. Apenas disse que ela podia pegar o que quisesse em casa!

Você pode estimular seu filho ou filha a criar com cantinhos ou ainda usar o nosso PDF gratuito  10 Atividades de artes. É só baixar e imprimir!

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.