3 mitos que diminuem a criatividade antes do tempo


A criatividade durante muitos anos foi relacionada diretamente a gênios ou a artistas. Por causa disso, grande parte das pessoas como eu ou você se consideram pouco ou nada criativas. O que é uma pena e um engano. Existem 3 mitos que diminuem a criatividade antes mesmo delas crescerem dentro de nós.

Em outras palavras, nós acreditamos em fake news sobre a criatividade e agimos como se fossem verdade. Por causa disso, nós mesmos nos tornamos os algozes que matam o pensamento criativo ainda na infância.

Foto: Drika Trevisan

Mitos que diminuem a criatividade

E quem descreveu estes mitos de forma estruturada foi sir Ken Robinson, foi um escritor, palestrante e consultor internacional em educação, e nomeado cavaleiro da Coroa Britânica (sir) em 2003, por serviços à educação. Ele fala em sua palestra “Será que as Escolas Matam a Criatividade”

1 – Só pessoas especiais são criativas

Na verdade, todo mundo tem potencial criativo. Só precisa aprender a desenvolvê-lo.

2 – Criatividade é só para artistas

É possível ser criativo em qualquer atividade: medicina, esportes, culinária, engenharia, biologia, e todas as outras áreas do conhecimento e da vida.

Semana da Criatividade na Infância

Então, os mitos que diminuem a criatividade serão mais aprofundados na Semana de Criatividade na Infância. O evento online e gratuito terá encontros diários para explicarmos não só os mitos, mas como se livrar deles. Para fazer parte da Semana, você pode se inscrever aqui.

3 – Criatividade é nata

Ora, você não diz para um analfabeto que ele não é capaz de aprender a ler. O mesmo vale para a criatividade. É possível aprender a ser criativo e praticar esta habilidade.

E ainda tem uma quarta fake news, de que ser criativo é sinônimo de ser desordeiro, bagunceiro. Ou de falta de regras. O criativo não tem compromisso e tudo cai do céu.

Mas, ao contrário, a criatividade se fundamenta em habilidade, conhecimento, foco e controle.

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.