Experimento com ímã e clips para crianças


Bóra fazer um experimento com íma e clips com as crianças? Eu adoro os ímas porque eles rendem experimentos ótimos, que encantam as crianças principalmente as pequenas. Sendo que a dica de hoje funciona com os maiores também. Trata-se de mais jeito de ensinar ciências brincando.

Vários experimentos com os mesmos materiais

No post de hoje eu vou mostrar como usar ímã, clipes e um copo com água podem render diferentes experimentos.

1. Retirar o clipe da água, sem usar molhar as mãos.

Para o primeiro experimento, coloque um clipe dentro do copo de vidro meio cheio de água.

Deixe um ímã do lado de fora do copo e chame seu filho para brincar. Fale que ele (ou ela) tem um desafio: como retirar o clipe a água, sem usar as mãos?

Olha a cara de concentração da Gabi para tentar descobrir!

Primeiro ela achou que poderia colocar o ímã acima do copo.

Não deu certo, lógico. Mas ela não sabia disso. Em seguida, ela colocou o ímã na parede externa do copo e percebeu que o ímã se mexeu. Daí foi só continuar subindo com o ímã, sempre grudado na parede do copo, para até retirar o clipe.

Ela gostou tanto que repetiu várias vezes para ver se dava certo de novo. E depois resolveu incrementar usando mais de um clipe. Funcionou!

Ela conseguiu tirar até 3 clipes da água!

2. Corrente de clipes

A brincadeira seguinte foi ver quantos clipes a Gabi conseguiria grudar um no outro, formando uma corrente, tendo como suporte o ímã. Começamos com 1 e fomos até 4 clipes.

3. “Escultura” de ímã e clipes

Diante de tantas descobertas, foi a vez da Gabi inventar o próprio jeito de brincar. E assim nasceu a escultura de ímã e clipes.

Gostou desta atividade? Talvez você se interesse por conhecer nossa lista de 30 brincadeiras para tirar as crianças da frente das telas .

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.